Início Notícias Em 2021 Araripina já registrou 12 casos de abuso sexual e 04 casos...

Em 2021 Araripina já registrou 12 casos de abuso sexual e 04 casos de estupros de vulneráveis

538
Os dados foram repassados na Ariri FM pelo conselheiro tutelar Filemon Alencar; ouça / Foto: reprodução

Por Cidinha Medrado

Casos de violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes são mais comuns do que podemos imaginar. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 70% das vítimas são crianças e os agressores são pessoas da própria família ou da convivência.

No último sábado (01), o integrante do Conselho Tutelar de Araripina, Filemon Alencar, esclareceu no programa Debate Geral da Rádio Arari FM, como está andando na justiça, o processo do caso recente, local, onde um casal foi preso pela Polícia Federal em 11 de abril, por abusar sexualmente da filha de 5 anos e expor material pornográfico na internet. Essa história repercutiu internacionalmente.

“A situação continua em segredo de justiça, mas toda a assistência necessária para o acompanhamento desta criança foi oferecida, contribuindo para diminuir os danos causados, essa como em qualquer situação de abuso que venha a acontecer na cidade. Todos estes órgãos serão envolvidos trabalhando para amenizar a situação, Conselho, Creas, Secretaria de Saúde, Educação, Secretaria de Ação Social, para que a vítima não seja tão penalizada”, disse o conselheiro.

Não surpreende que a região têm um grande número de casos de abuso sexual de crianças e adolescente, sobre isso, Filemon acrescentou que um balanço está sendo feito desde o ano passado e em fase de finalização sobre as características dos casos que aconteceram.

“Ano passado nós tivemos só as ocorrências registradas como internas, porque as externas são as que vão para a delegacia, para o hospital, foram 4 casos de violência sexual e 2 estupros de vulneráveis”, declarou.

Araripina já registrou cerca de 12 casos envolvendo estupros e violência contra crianças e adolescentes somente neste ano de 2021, superando números e expectativas dos anos anteriores, também casos de estupro, violência e até tentativa de suicídio.

“Neste ano de 2021, nós tivemos até agora, internas e externas, 12 casos de abuso sexual,  04 casos de estupros de vulneráveis, 37 casos registrados com relação a maus-tratos, 8 de violência física e 3 tentativas de suicídio”, contou o conselheiro. Ouça:

Infelizmente, maior número de agressões acontece dentro de casa, esse é o agravante que oferece maior risco físico e psicológico para as vítimas. A última pesquisa do IPEA também registrou que o SUS- Sistema Único de Saúde atendeu mais de 120 mil casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes entre 2012 e 2015 – o equivalente a pelo menos três ataques por hora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here