Início Notícias Copom corta Selic em mais 0,5 ponto, para 11,25% ao ano, e...

Copom corta Selic em mais 0,5 ponto, para 11,25% ao ano, e sinaliza manter ritmo

149
Foto: reprodução

Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (31) por unanimidade reduzir em 0,5 ponto percentual a taxa básica de juros (Selic), para 11,25% ao ano, e manter a sinalização por cortes da mesma magnitude nas próximas reuniões.

Dessa forma, o comitê preserva o ritmo do afrouxamento monetário aplicado desde agosto do ano passado —mesmo com a entrada no BC de mais dois diretores indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a pressão de parte do PT por uma redução maior.

Os novos diretores concordaram que cortes de 0,5 ponto nas próximas reuniões são adequados para o ciclo de alívio na Selic. Segundo o comunicado, todos eles “avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”.

Os novos diretores são Paulo Picchetti e Rodrigo Teixeira, que assumiram seus cargos no dia 2 deste mês e participaram do Copom pela primeira vez nesta semana.

Os indicados por Lula no BC agora são quatro (considerando também Gabriel Galípolo e Ailton de Aquino Santos), de um total de nove membros da diretoria —o que inclui o presidente do BC, Roberto Campos Neto.

Entre os trechos que o Copom decidiu manter no texto divulgado nesta quarta está aquele que defende que o governo persiga as metas para as contas públicas já apresentadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here