Início Notícias Compras excessivas de médicamentos do ex-prefeito do Recife, Geraldo Júlio, na mira...

Compras excessivas de médicamentos do ex-prefeito do Recife, Geraldo Júlio, na mira da PF

542
Prefeito do Recife Geraldo Júlio / Foto: reprodução

Fonte na Polícia Federal informa que a Superintendência em Pernambuco abriu o novo Inquérito 2021.0026423 – DELECOR/DRCOR/SR/PF/PE, para investigar as compras excessivas de medicamentos e insumos médicos para a covid-19, pela gestão do ex-prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB). A denúncia de que Geraldo tinha comprado insumos em excesso partiu da deputada estadual Priscila Krause (DEM).

A Polícia Federal, neste momento inicial do novo inquérito, irá investigar as dispensas emergenciais 101 e 102, da Secretaria de Saúde do Recife, que compraram medicamentos para o enfrentamento da covid-19. Outro objeto do inquérito policial é o sistema Hórus de gerenciamento do estoque da covid-19 na gestão de Geraldo. A Polícia Federal já tem informações que o sistema não era confiável.

Outro ponto que será investigado é o estoque excessivo do medicamento propofol. A gestão de Geraldo comprou sem licitação uma quantidade altíssima, deixando o medicamento se aproximar do vencimento. Apenas em dezembro de 2020, a gestão de Geraldo doou parte dos medicamentos para o Governo de Pernambuco. Mesmo assim, como a quantidade era muito grande, o Governo de Pernambuco teve que doar 40% do medicamento para outros estados do Nordeste, para não deixar o medicamento vencer, pela falha administrativa da gestão de Geraldo.

Enquanto a gestão de Geraldo mantinha um estoque excessivo de propofol, o medicamento faltava para o “kit intubação” nas UTIs de todo o Brasil.

Outro ponto destacado internamente na Polícia Federal é que Geraldo Júlio não tem direto a foro privilegiado neste inquérito. Apesar de uma manobra de Geraldo para tomar posse como secretário estadual em 1° de janeiro de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) já teria resolvido o assunto na questão de ordem na AP 937, relatada pelo ministro Roberto Barroso. Com informações do Blog do Magno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here