Início Notícias Chuva é registrada pelo terceiro dia em cidades do Sertão de Pernambuco

Chuva é registrada pelo terceiro dia em cidades do Sertão de Pernambuco

622
alt

alt

A estação de Salgueiro, PE registrou 66,4mm de terça para quarta (19). Meteorologista prevê que este é o último dia de fortes chuvas na região.

Nesta quarta-feira (19), algumas cidades do Sertão de Pernambuco registraram o terceiro dia consecutivo de chuva. De acordo com o boletim pluviométrico da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), as precipitações têm sido intensas e não são comuns nessa época do ano. Municípios como Salgueiro e Petrolina já chegaram a ultrapassar a média aguardada para todo o mês de novembro.

Os dados do boletim pluviométrico de precipitações ocorridas das 9h do dia 18 de novembro até  às 6h desta quarta-feira (19) registrou em Salgueiro, 66,4mm. Já as cidades de Afrânio, Belém do São Francisco e Petrolina, tiveram respectivamente, 51,3 mm, 30mm e 47mm.

Segundo o meteorologista da Apac, Fabiano Prestrelo, as chuvas são causadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul que traz umidade da região amazônica pra o nordeste. “Estamos registrando esses valores altos e esse sistema vem enfraquecendo e esse deve ser o último dia de fortes chuvas e depois volta a normalidade”.

Em Salgueiro, até o dia 18 de novembro, o acumulado da chuva foi de 46,8 mm. “O esperado para todo o mês de novembro é de 34 mm e choveu 38% acima da média. Já desta terça (18) até quarta (19) já choveu mais, chegando a um número 100% acima da média”, destaca. A cidade de Petrolina também superou a média de chuva. “O esperado era de 46mm e até ontem foram 66,2mm, 44% acima da média”, enfatiza.

O meteorologista disse que as últimas chuvas não encheram os reservatórios da região.”As chuvas não tiveram impacto muito grande no nível dos reservatórios. Apenas ocorreu a infiltração da água e isso não refletiu no aumento”. O período chuvoso no Sertão é esperado para o mês de janeiro de 2015.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here