Início Notícias Chuva de meteoros é a explicação dos especialistas para o clarão no...

Chuva de meteoros é a explicação dos especialistas para o clarão no céu de Pernambuco

668
alt

alt

Os astrônomos explicam que a cena vista ontem à noite trata-se de uma chuva de meteoros.

Passava das 22h dessa quarta-feira (15) quando a cena foi testemunhada por pessoas em diversos pontos da Região Metropolitana do Recife e Agreste, bem como de cidades da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Em pouco tempo o assunto ganhou destaque nas redes sociais com depoimentos, vídeos e fotos variadas, parte verdadeiros, parte falsos.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) e os institutos de meteorologia ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o fenômeno. Porém, os astrônomos explicam que a cena vista ontem à noite trata-se de uma chuva de meteoros orionídeos.

O Cometa Halley se aproxima da terra a cada 76 anos, mas os rastros permanecem no espaço. A poeira espacial e o gelo do Cometa Halley entram na atmosfera terrestre provocando um brilho intenso. Embora a passagem do cometa ocorra a cada 76 anos, o fenômeno de explosão de restos deixados por ele pode ocorrer anualmente, sempre em outubro, com maior ou menor intensidade. A explosão não apresenta riscos para a população pois acontece a cerca de 60 km de altura.

A chuva de meteoros orionídeos ocorre todos os anos sempre no período entre 2 de outubro a 7 de novembro. O período é definido por um alinhamento especial da Terra. O clarão no céu a noite também está ligado ao movimento da terra em relação ao sol, a translação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here