Início Notícias Casos de feminicídio caem 40% em Pernambuco

Casos de feminicídio caem 40% em Pernambuco

251
Foto: divulgação SDS PE

Os dados consolidados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística da SDS (GGACE) apontam uma redução de 40% no número de feminicídios em Pernambuco, no último mês de março, quando comparado com o mesmo período de 2023. Em números absolutos, foram 6 casos em março de 2024, contra 10 contabilizados em março do ano passado.

Considerado um dos poucos crimes em que o agressor dá indícios de que o cometerá, a Secretaria de Defesa Social (SDS), em parceria com a Secretaria da Mulher, tem investido em campanhas de conscientização sobre relacionamentos abusivos e alertado que a vítima denuncie logo na primeira agressão que sofre.

No mês de março, a SDS, através das Forças de Segurança Pública de Pernambuco, Polícia Militar e Civil, integrou a Operação Átria, de âmbito nacional. A ação é voltada para o combate da violência contra a mulher em razão do gênero, com foco no combate ao feminicídio, violência física, psicológica, patrimonial, moral e sexual contra mulheres e demais tipificações, levando atendimento e informação a todas as regiões pernambucanas.

Resultado

A operação alcançou mais de 20 mil pessoas em Pernambuco, sendo efetuadas 198 prisões e 8 apreensões de menores. Além disso, foram emitidas 160 medidas cautelares para garantir a segurança das mulheres em situação de vulnerabilidade.

Com a Operação Átria, destacamos que foram intensificadas as ações de combate e enfrentamento à violência de gênero. Levando, também, conhecimento ao maior número de pessoas. Compartilhar e dar voz à causa é uma das formas de quebrar o ciclo de violência. Por isso, junto às ações da operação, tivemos a capacitação dos nossos policiais. A Missão Acolhimento foi criada pela SDS, em parceria com a Secretaria da Mulher, para tornar o atendimento cada vez mais humano e acolhedor“, declarou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here