Início Notícias Brasil confirma primeiro caso de cólera após de 18 anos sem registro...

Brasil confirma primeiro caso de cólera após de 18 anos sem registro da doença

69
Foto: reprodução

O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de cólera no Brasil depois de um período de 18 anos sem o registro da doença. O paciente é um idoso de 60 anos que contraiu cólera em Salvador (BA) sem ter viajado para outro lugar. A confirmação do caso foi divulgada na sexta-feira (19).

Segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, que é ligada ao Ministério da Saúde, o paciente apresentou um desconforto abdominal e diarreia aquosa, em março de 2024. Duas semanas antes ele havia feito uso de antibiótico para tratamento de outra patologia.

Exames laboratoriais mostraram que a bactéria causadora da doença foi a Vibrio cholerae O1 Ogawa.

“Trata-se de um caso isolado, tendo em vista que não foram identificados outros casos, após a investigação epidemiológica realizada pelas equipes de saúde locais junto às pessoas que tiveram contato com o paciente. Considerando que o período de transmissibilidade da doença é de um a dez dias após a infecção, mas que para as investigações epidemiológicas, no Brasil, está padronizado o período de transmissibilidade de até 20 dias por uma margem de segurança, o paciente não transmite mais o agente etiológico desde o dia 10 de abril de 2024”, diz um trecho da nota da Secretaria.

No Brasil, os últimos casos autóctones – com origem no local onde ocorreu o diagnóstico – ocorreram em Pernambuco nos anos de 2004 e 2005. A partir de 2006, não houve casos de cólera autóctones, apenas importados.

Em 2006, foi registrado um caso no Distrito Federal (DF) proveniente da Angola; um proveniente da República Dominicana, em São Paulo (2011); um de Moçambique, no Rio Grande do Sul (2016); e um da Índia, no Rio Grande do Norte (2018).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here