Início Notícias Araripina: Vacina para quem tem comorbidades acontece na faixa etária de 55...

Araripina: Vacina para quem tem comorbidades acontece na faixa etária de 55 a 59 anos; ouça

502
Coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Kely Sislane / Foto: Blog do Roberto

Por Cidinha Medrado

A Secretaria de Saúde de Araripina iniciou nessa terça-feira (04), a vacinação de pessoas com comorbidades e explica que a vacinação desse novo grupo depende do ritmo do recebimento das doses vindas do Ministério da Saúde. A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) local Kelly Sislany explicou na Arari FM nessa terça-feira (04) quem estará na prioridade.

“A vacina para quem tem comorbidades vai acontecer por faixa etária, e por enquanto as pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades é que serão imunizadas”, disse Sislany.

A campanha priorizou pessoas com comorbidades mais graves, casos em que podem levar a óbito mais rápido, com isso, os médicos é que vão fazer a classificação dos pacientes, de acordo com o quadro clínico durante consulta de avaliação e preenchendo o formulário de informações exigidas pelo governo. São pessoas com diabetes, hipertensão arterial ou pulmonar, pneumopatia crônica grave, insuficiência cardíaca, cardiopatias, síndromes coronarianas, valvopatias, arritmia cardíaca, próteses valvares ou dispositivos cardíacos implantados, doença cérebro vascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de down e cirrose hepática.

“Claro que todos precisam, é uma vacinação que a gente entende que todo mundo tem a necessidade, mas tem que ser com calma e aos poucos, para as pessoas serem vacinadas. O laudo médico será preenchido pelo médico da unidade e quero avisar que os laudos antigos não serão aceitos. Quero reforçar que os idosos acima de 60 anos continuam sendo vacinados e a gente não vai interromper, apenas iniciar essa das comorbidades”, disse a coordenadora.

As vacinas que chegaram não darão para atender muita gente, segundo kelly que frisou que há uma expectativa sobre a campanha da segunda dose, que tem chegado aos poucos, e que a Secretaria aguarda a chegada dos imunizantes, que ficaram em falta por causa do atraso dos insumos farmacêuticos ativos no Instituto Butantan.

A vacinação está acontecendo no centro de saúde, a equipe estará com um ponto específico na praça da igreja a partir das 8h, dias de terças e quintas. Todas as unidades de saúde também estão vacinando. Ouça a entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here