Início Notícias Araripina: Prefeitura impulsiona economia local com apoio a microempresas e produtores

Araripina: Prefeitura impulsiona economia local com apoio a microempresas e produtores

341
Foto: divulgação

A Prefeitura de Araripina inicia o ano de 2024 reforçando o seu compromisso em desenvolver a economia local através do apoio à participação de microempresas, empresas de pequeno porte, agricultores familiares, produtores rurais pessoa física, microempreendedores individuais e sociedades cooperativas de consumo nas contratações públicas de bens, serviços e obras do município.

Para promover o desenvolvimento da economia da cidade, o prefeito Raimundo Pimentel sancionou há dois anos o Decreto nº 008 de 09/02/2022 que tem transformado positivamente a relação comercial entre as empresas locais e as mais diversas secretarias e órgãos vinculados à administração municipal. O objetivo principal deste Decreto Lei é fomentar as microempresas e empresas de pequeno porte ao facilitar o acesso aos mercados e promover uma maior competitividade frente às empresas de grande porte.

Na prática, isto significa que, nos processos licitatórios para aquisição de bens, serviços e obras, deve ser concedido tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as microempresas e empresas de pequeno porte, agricultor familiar, produtor rural pessoa física, microempreendedor individual – MEI e sociedades cooperativas de consumo sediadas na cidade.

No ano passado, por exemplo, dos 190 contratos assinados pela sede da Prefeitura de Araripina, 50 deles foram formalizados com empresas locais dos mais diversos segmentos como prestação de serviços de abastecimento de caminhão pipa, serviços de saúde como exames, fisioterapia, aquisição de gêneros alimentícios, material de construção, material gráfico, material de expediente entre outros. Outras secretarias como Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e Habitação, também priorizaram a contração de empresas locais.

De acordo com o prefeito Raimundo Pimentel, além do pagamento rigorosamente em dia dos salários de todos os servidores públicos desde o início da sua gestão que favorece diretamente o setor de comércio e serviços, a contratação de empresas locais também causa um efeito positivo na economia local.

São grandes exemplos desta política pública, a formalização dos motoristas do transporte escolar em Micro Empreendedores Individuais (MEIs), a compra dos produtos oriundos da agricultura familiar para inserção na alimentação escolar da rede municipal e, mais recentemente, o apoio a um grupo de 50 costureiras que estão confeccionando o fardamento dos mais de 13 mil alunos das escolas municipais.

“Por conta dos calotes da péssima gestão que nos antecedeu, os empresários da cidade não acreditavam mais que era um bom negócio fornecer produtos e serviços para a prefeitura. Aos poucos fomos imprimindo nossa marca de honestidade, pagando rigorosamente em dia, e dando apoio às micro e pequenas empresas, aos agricultores e agricultoras e associações e aos profissionais liberais. Passados sete anos, podemos comemorar estes resultados como uma resposta dos empreendedores de Araripina que encontram na prefeitura um grande parceiro para desenvolver seus negócios”, afirmou Pimentel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here