Início Notícias Araripina foi responsável por 77,3% dos empregos formais gerados no Sertão do...

Araripina foi responsável por 77,3% dos empregos formais gerados no Sertão do Araripe em 2023; confira os números

133
Foto: Blog do Roberto

O diretor escolar do SENAI e ex-diretor da FIEPE, Josemberg Laurentino, traz as informações mais recentes que revelam um panorama promissor para a região

Por Cidinha Medrado para o Blog

A região do Araripe tem se destacado no cenário econômico, principalmente no que diz respeito à geração de empregos formais. Sob a liderança do diretor escolar do SENAI, Josemberg Laurentino, ex-diretor da FIEPE, as informações mais recentes revelam um panorama promissor para a região.

A nível nacional, o Brasil registrou um saldo positivo de 1.483.598 empregos formais no ano de 2023, conforme divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Apesar disso, houve uma queda de mais de 26% em comparação ao ano anterior. Entre janeiro e dezembro, foram registradas 23.257.812 admissões e 21.774.214 desligamentos.

No estado de Pernambuco e, mais especificamente, na região do Araripe, o foco principal das informações foi destacar os números relevantes. As áreas que mais contribuíram para a abertura de novos postos de trabalho foram, em ordem, serviços, comércio, construção civil e indústria. Esses setores impulsionaram o crescimento dos empregos formais em 2023.

Josemberg Laurentino ressaltou que o Nordeste ocupou a segunda posição na geração de empregos, o que é muito positivo. Pernambuco, por sua vez, gerou 51.541 empregos com carteira assinada, mas também sentiu os impactos da queda nacional. Mesmo assim, o estado se destacou nacionalmente, ocupando o oitavo lugar na geração de empregos.

Dentre as cidades da região do Araripe, Araripina foi o grande destaque, alcançando resultados espetaculares. Segundo Josemberg Laurentino, Araripina liderou a geração de empregos nos últimos anos, encerrando o ano com 77,39% de todos os empregos gerados na região. Em 2023, Araripina registrou 3.866 admissões e 2.339 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 1.527 empregos.

Outras cidades da região também apresentaram números significativos, porém em menor proporção. Bodocó teve um saldo negativo de 34 empregos, representando uma queda de 1,72%. Granito teve um saldo positivo de 5 empregos, enquanto Ipubi teve um saldo negativo de 7 empregos. Ouricuri, por sua vez, registrou um saldo positivo de 397 empregos, representando 20,12% dos empregos gerados. No total, Araripina e Ouricuri foram responsáveis por quase 98% dos empregos gerados na região.

“Esses resultados impressionantes são reflexo da presença de diversas empresas de comércio e serviços na região. O comércio teve um crescimento exponencial, saltando de pouco mais de 200 empregos gerados em 2022 para 1.064 em 2023, isso quer dizer, que o comércio de Araripina cresceu substancialmente”, disse Laurentino. Assista a entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here