Início Notícias Araripina e Bodocó estão no roteiro do Sonora Brasil

Araripina e Bodocó estão no roteiro do Sonora Brasil

583

Apresentações acontecem no Sesc nos próximos dias 19 e 20 de julho

Foto: divulgação

O Sertão de Pernambuco vai abrir espaço para nova edição do Sonora Brasil. Nesta semana, os grupos Teko Guarani e Nóg Gã vão se apresentar no Sesc Ler Araripina, nesta sexta-feira (19/07), e sábado (20/07), na Praça Matriz, em Bodocó. As entradas são gratuitas e classificação etária é livre.

O Grupo Teko Guarani é da Aldeia Tekoa Anhetenguá, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre (RS). Lá, vivem 16 famílias Mbyá-Guarani. Já o Grupo Nóg Gã é composto por indígenas da região de São Leopoldo (RS). É composto por indígenas de diversas aldeias Kaingang.

O coral infanto-juvenil Grupo Teko Guarani utiliza o mbaraká (violão) com cinco cordas e cada uma representa uma divindade Mbyá: Tupã, Kuaray, Karaí, Jakairá e Tupã Mirim. O ravé (violino/rabeca) possui três cordas e é considerado um instrumento de invenção indígena. O mbaraká miri (chocalho) e o angu´á pú (tambor) têm funções primordiais na sustentação do andamento e ritmo musicais, além da importância no estabelecimento da conexão com as divindades. Já o Grupo Nóg Gã utiliza as lanças de guerra como instrumento percussivo. Em contato ao chão, realizam simbolicamente uma demarcação e embasam ritmicamente as marcas coreográficas.

Sonora Brasil – O Sonora Brasil é considerado o maior projeto de circulação musical do país, realizando aproximadamente 450 concertos por ano, passando por mais de 100 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos. O projeto possibilita à população o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc visando à formação de plateia. Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e, consequentemente, estimulando suas carreiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here