Início Notícias Araripina é a ‘locomotiva’ na geração de empregos em 2023 no Sertão...

Araripina é a ‘locomotiva’ na geração de empregos em 2023 no Sertão do Araripe; confira os números

388
Foto: ASCOM

Maior cidade da Região do Araripe tem saldo positivo de 1.321 novas vagas em 2023

Por: Josemberg Laurentino

Em outubro, a cidade de Araripina gerou 63 postos de trabalho com carteira assinada. Com isso, acumula, ao longo do ano, um saldo positivo de 1.321 novas vagas em quatro dos cinco grupamentos econômicos que constituem o levantamento (comércio, serviços, agropecuária e construção). A exceção foi a indústria, que teve saldo negativo.

Os números constam do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta terça-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Setores

O saldo positivo de outubro resulta das 233 admissões e dos 170 desligamentos registrados no mês. Segundo o MTE, a maioria dos empregos formais foram criados nos setores de Comércio (57) e de Construção (22).

Com o resultado acumulado do ano, o estoque total recuperado para o Caged ficou em 7.183 postos de trabalho formais. O maior crescimento do emprego formal em outubro ocorreu no setor de Comércio, com um saldo de 57 postos, com destaque para comércio varejista de mercadorias, com predominância de supermercados, que teve saldo positivo de 46 empregos, segundo os dados publicados.

Ainda segundo os dados publicados, a segunda maior geração foi observada no setor de Construção, com 22 postos de trabalho gerados no mês, principalmente Obras de Infra-estrutura (11 postos de trabalho) segundo dados publicados.

Saldo negativo

O único setor que registrou saldo negativo foi o da Indústria, com 8 empregos perdidos no mês. É um saldo pequeno, mas negativo, resultado da Fabricação de Produtos de Minerias Não Metálicos.

Acumulado de 2023

Araripina é também a cidade da Região do Araripe com maior número de novos postos de trabalho no acumulado do ano, com um total 1.321 novas contratações. Na sequência vem Ouricuri, com 122 novos postos e Trindade (77 vagas formais).

O quantitativo de empregos formais gerados no ano de 2023 sinaliza Araripina com 86,56% de todas as vagas formais criadas.

Confira os números das dez cidades do Araripe nomês de outubro, segundo o Caged:

Foto: reprodução

As informações foram repassadas pelo coordenador escolar do SENAI Araripina, Josemberg laurentino, durante entrevista na manhã desta quinta-feira (30), ao comunicador Roberto Gonçalves, na rádio Arari FM. Clique no player abaixo e assista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here