Início Notícias Araripina busca alternativas para voltar a ser maior produtor de mel do...

Araripina busca alternativas para voltar a ser maior produtor de mel do Brasil; assista entrevista

261
Foto: Blog do Roberto

Um dos mais renomados apicultores do Brasil, Afonso Odélio, disse nesta sexta-feira (15), na Arari FM, que a criação de uma unidade de beneficiamento e venda, em Araripina, pode minimizar um dos principais problemas da cadeia produtiva: escoar o mel. Essa dificuldade envolve desde a aquisição de certificações, que dependem de recursos e investimento, até a estrutura de venda. O analista do Sebrae, Kerlison Johnattan, também participou da entrevista.

Em 2012, a Pesquisa da Pecuária Municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) elegeu Araripina como a maior produtora de mel do Brasil. As estiagens prolongadas e a falta de infraestrutura de escoamento do produto arrefeceram o setor.

Para retomar a força da cadeia, o Sebrae/PE, em parceria com a prefeitura de Araripina e a Cooperativa de Apicultores do Riacho Fundo, estão propondo que a unidade de comercialização seja instalada nesse município, mas beneficie toda a região. Outra proposta é que a unidade seja gerida por um profissional de mercado, favorecendo a conquista de novos destinos e o aumento dos lucros.

A ação é um passo importante no fomento da cadeia produtiva local do mel, que já vem sendo fortalecida pelo projeto Apicultura para o Fortalecimento da Cadeia na Região do Araripe, realizado pelo Sebrae/PE, em parceria com a Associação de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), a Prefeitura de Araripina e a Cooperativa de Apicultores Riacho Fundo. Assista a entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here