Início Notícias Arari FM Saúde: Confira o “Fala Doutora” desta sexta-feira (23) com a...

Arari FM Saúde: Confira o “Fala Doutora” desta sexta-feira (23) com a ginecologista Késia Holanda

244
Foto: arquivo Blog do Roberto

Por Cidinha Medrado para o Blog

A renomada ginecologista Dra. Késia Holanda marcou presença mais uma vez no programa Araripina Urgente, apresentado pelo jornalista Roberto Gonçalves, na última sexta-feira, dia 23 de fevereiro. Durante sua participação, a Dra. Késia esclareceu dúvidas e forneceu orientações valiosas para as ouvintes, demonstrando muita atenção e solicitude.

A médica atende na clínica Pró Saúde, localizada ao lado da maternidade Santa Maria, oferecendo serviços ginecológicos como consultas, colposcopia, biópsia do colo do útero e retirada de cistos. Sempre disponível em Araripina, Dra. Késia Holanda se dedica à promoção da saúde feminina.

Durante o programa, uma ouvinte da Vila Bringel questionou a Dra. Késia se a presença de espinhas no rosto poderia estar relacionada à falta de sexo. A médica respondeu que as espinhas são causadas por hormônios em pessoas com pele oleosa ou possivelmente por síndrome de ovários policísticos, e não pela ausência de relações sexuais. No entanto, a Dra. Késia enfatizou a importância do sexo para o bem-estar da mulher, disse que faz bem à pele e aconselhou a prática sexual, que traz benefícios como o alívio do estresse e aumento da felicidade.

Outra ouvinte, de 62 anos, que preferiu não se identificar, perguntou sobre recomendações especiais para mulheres acima de 60 anos que ainda estão em relacionamentos amorosos. A Dra. Késia destacou a importância de uma relação sexual prazerosa para ambas as partes e abordou questões como o ressecamento vaginal causado pela menopausa. Ela indicou a reposição hormonal vaginal e o uso de lubrificantes como medidas para contornar esse problema. Além disso, a médica enfatizou a importância da higiene vaginal e da manutenção dos exames ginecológicos de rotina.

Outra ouvinte, Monique, de 23 anos, expressou preocupação sobre possíveis doenças após ter tido relações sexuais durante o carnaval. A Dra. Késia alertou sobre as doenças sexualmente transmissíveis, ressaltando que algumas são tratáveis com antibióticos, mas outras podem ser permanentes. A médica recomendou a realização de exames ginecológicos e ressaltou a importância do uso do preservativo.

Uma ouvinte de Trindade, a Luciana, questionou se a TPM pode afetar a qualidade do sono. A Dra. Késia mencionou que há mulheres que ficam agitadas, inquietas, com insônia, estresse, ansiedade, dor de cabeça e náuseas durante essa fase. Embora não recomende medicamentos, a médica mencionou a melatonina como uma opção natural para ajudar a relaxar antes de dormir. Ela aconselhou que, caso a insônia persista, é melhor procurar o médico imediatamente. Confira na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here