Início Notícias Arari FM realiza mesa redonda sobre o boom da Mandiocultura no Sertão...

Arari FM realiza mesa redonda sobre o boom da Mandiocultura no Sertão do Araripe

237
Foto: Blog do Roberto

Por Cidinha Medrado para o blog

No programa “Araripina Urgente” da Rádio Arari FM, desta quarta-feira (24), o jornalista Roberto Gonçalves recebeu diversos convidados para discutir a importância da mandiocultura no Sertão do Araripe, em especial na área onde está localizada a Indústria de Alimentos Mana. O debate contou com a participação por telefone do prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, de Rodrigo Dantas, diretor-presidente da indústria, o produtor Giancarlo Antonini, do grupo Antonini, que atua também no Mato Grosso do Sul, o francês Antonin Clement, o produtor de mandioca do município de Bodocó, Elenilson, e o gerente da Mana, Edlano Pereira,

A região de Araripina tem na mandioca um setor importante para a economia local. Embora a economia da região dependa muito do gesso, nos últimos cinco anos a produção de mandioca tem ganhado destaque, especialmente com a fábrica de alimentos Maná, localizada no distrito do Morais. A presença dessa fábrica tem atraído parceiros locais, estimulando investimentos e aumentando a produtividade.

Durante o programa, foram abordados diversos aspectos da mandiocultura na região. Rodrigo Dantas destacou que a cultura da mandioca sempre foi uma atividade de subsistência para as famílias locais, que produziam apenas para a produção de farinha. A chegada da Mana e de outros compradores e mercados trouxe estabilidade aos preços e beneficiou os produtores. No entanto, a produção ainda é limitada, e a região enfrenta desafios para aumentar a produtividade.

O prefeito Raimundo Pimentel frisou que a região oferece terras produtivas e outros fatores favoráveis à mandiocultura, o que a torna uma excelente oportunidade de negócio. “Produtores de outros estados e países estão observando essa oportunidade e os produtores locais estão buscando se adaptar e investir em técnicas mais avançadas, colhendo mais frutos. O Rodrigo está com a necessidade de ampliar esse trabalho, que envolve estudos do solo e técnicas mais avançadas, para que a Maná Alimentos possa ser uma parceira ainda mais efetiva para os produtores da nossa região”, frisou o gestor araripinense, que está realizando uma visita técnica na região de Luis Eduardo Magalhães, na Bahia. Acompanham o prefeito, a deputada Socorro Pimentel, o professor Geraldo Eugênio, e o secretário de Desenvolvimento Rural de Araripina, Edésio Medeiros.

Rodrigo Dantas agradeceu o apoio do governo municipal, do prefeito Raimundo Pimentel e de toda a sua equipe, por serem sempre parceiros e fornecerem a assistência necessária para a indústria Maná. Ele enfatizou que é hora de reconhecer a qualidade do produto produzido na região e trazê-lo para a mesa das pessoas.

Assim, a mandiocultura continua desempenhando um papel importante na região de Araripina, e a parceria entre a indústria Maná Alimentos e os produtores locais é essencial para impulsionar o desenvolvimento econômico e oferecer produtos de qualidade ao mercado. Assista a conversa na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here