Início Notícias Arari FM: Debate Geral fala sobre “autismo, entendendo e apoiando”; assista

Arari FM: Debate Geral fala sobre “autismo, entendendo e apoiando”; assista

79
Foto: Blog do Roberto

O jornalismo da Rádio Arari FM 90,3 trouxe na manhã deste sábado (20), a edição do 301º programa Debate Geral. Tendo como âncora o radialista / jornalista Roberto Gonçalves, o tema abordado foi “Autismo, entendendo e apoiando”.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba um conjunto de disfunções neurológicas que modifica o desenvolvimento psíquico e social das pessoas afetadas. Quem possui TEA se expressa, sente, raciocina e se comunica de forma diferente.

Essas desordens neurológicas estão presentes desde o nascimento ou a infância. Apesar do número de casos de autismo crescer a cada ano no Brasil e no mundo, muitas pessoas só recebem o diagnóstico na adolescência ou vida adulta.

É importante ressaltar que o crescente aumento no índice de pessoas diagnosticadas com autismo não se relaciona diretamente apenas com o surgimento de novos casos. Com os avanços científicos e a propagação de conhecimento a respeito do Transtorno do Espectro Autista, médicos e psicólogos estão cada vez mais aptos a notarem os sinais dessas desordens em seus pacientes e realizarem um diagnóstico preciso. A sociedade também está mais preparada: mães e pais instruídos conseguem, com certa facilidade, perceber os primeiros sinais de autismo em seus filhos e procurar ajuda de forma precoce.

Conhecer mais sobre essa síndrome é importante para garantir a inclusão dos portadores de TEA na sociedade.

Participaram do programa, a coordenadora da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos de Araripina, Talícia Lacerda, a vereadora Kalígia Mateus, a especialista em equoterapia, Roseane Lacerda, e o advogado previdenciarista, Jofran Santos. Assista o programa na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here