Home Notícias Araripina sedia 1º Seminário de Sustentabilidade, Inovação e Tecnologia para o pólo...

Araripina sedia 1º Seminário de Sustentabilidade, Inovação e Tecnologia para o pólo gesseiro

0
Compartilhar

O evento foi realizado no Centro Tecnológico do Araripe e levantou debates sobre diversos temas que envolvem a cadeia produtiva do gesso

Por Jorge Possetti – Vera Cruz Comunicação / Foto: reprodução

A cidade de Araripina, no sertão do Araripe Pernambucano, foi a sede do 1º Seminário de Sustentabilidade, Inovação e Tecnologia para o pólo gesseiro realizado nessa quarta-feira, 11, com a presença de professores da Universidade Estadual de Pernambuco – UPE e de representantes de diversas instituições públicas e privadas.

O evento foi realizado no Centro Tecnológico do Araripe e levantou debates sobre diversos temas que envolvem a cadeia produtiva do gesso como a interlocução com o Ministério Público do Trabalho, o uso de novas matrizes energéticas, a criação de grupos de pesquisa e comitê técnico para produzir conhecimento para as indústrias e melhorar a competitividade da maior economia da região que produz cerca de 95% do gesso nacional.

De acordo com o Reitor da UPE, professor Paulo Henrique Falcão, a aproximação entre a universidade e o setor produtivo é uma das missões da academia e serve para contribuir com o desenvolvimento econômico, social e educacional de Pernambuco. “A UPE tem pesquisadores que há anos estudam sobre o gesso sobre diversas óticas. É nosso desejo transferir estes conhecimentos para dentro das indústrias de modo a contribuir com o crescimento do pólo gesseiro de Pernambuco, assim como fazemos com outras economias do estado”, destacou o reitor.

Durante o seminário foram feitas apresentações pelos professores da UPE: Béda Barkokébas, Bianca de Vasconcelos, Sergio Peres, Yeda Vieira, Emilia Rabbani e Alberto Casado Jr, além de apresentações sobre o ITEP com o Diretor de Marketing, Osíris Fernandes e sobre o Sistema Fiepe com o Engenheiro de Segurança do Trabalho do Sesi, Alberio Calado.

Além das palestras, a comitiva da UPE visitou diversas indústrias do pólo gesseiro e promoveu reuniões com empresários para a formação de parcerias entre o setor e a universidade. O seminário foi realizado pelo SINDUSGESSO, Sebrae Unidade do Sertão do Araripe, UPE e Escola Politécnica de Pernambuco e teve o apoio do Sistema Fiepe, do ITEP e da Coordenação Setorial de Extensão e Cultura da UPE.

Participaram do evento além do Reitor da UPE, Pedro Henrique Falcão, o Diretor da Escola Politécnica, José Roberto Cavalcanti, a Diretora de Política e Articulação da SECTI, Luciana Távora, a presidente do SINDUSGESSO, Ceissa Campos Costa, e representantes do Sebrae (Lucélia Barros), da Fiepe (Josemberg Laurentino) e do Crea-PE (Joadson Santos) além de diversos empresários do pólo gesseiro do Araripe.

No Banner to display

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.