
O SESI Araripina marcou presença durante o I Congresso de Educação 4.0 realizado no dia 26, sábado, que foi promovido pelo SEBRAE em parceria com a Prefeitura de Araripina. Durante o evento, os alunos apresentaram o projeto da Caixa Sensorial além de ferramentas inovadoras e a metodologia educacional do SESI.
O congresso teve como tema ‘Educação: inovação, tecnologia e inclusão como pilar da transformação escolar’. E propôs uma imersão nas metodologias ativas, no uso de tecnologias educacionais, nos desafios da inclusão e nas políticas públicas voltadas à educação empreendedora. A proposta foi preparar a rede educacional para as novas exigências do mercado de trabalho digital e inclusivo.
Os alunos Heitor Pereira e Sophia Maria, da equipe de robótica Kyrios Lego, brilharam ao apresentar o projeto “Caixa Sensorial” que foi desenvolvida para que crianças de 3 a 7 anos com Transtorno do Espectro Autista – suporte 1 e 2 – tivessem o primeiro contato com a robótica. A caixa possui os estímulos táteis, visuais e sonoros.
Para a gestora do SESI Araripina, Ana Mary Ferreira, a participação no congresso foi importante para compartilhar com o público outras ferramentas inovadoras e a metodologia educacional do SESI, que tornam o ensino referência em qualidade e inovação. “Em nossa participação mostramos o projeto da Caixa Sensorial que teve um nível de aceitação tão grande que desenvolvemos um protótipo em tamanho menor para ser usado em consultórios e escolas”, destacou.