Início Notícias Senador critica alinhamento do governo Lula a terroristas no Oriente Médio

Senador critica alinhamento do governo Lula a terroristas no Oriente Médio

58
Foto: reprodução

Diário do Poder

Enquanto o governo Lula (PT) mantém uma posição ambígua e ideologicamente enviesada diante dos conflitos no Oriente Médio, foi o Senado — por meio do Grupo Parlamentar Brasil-Israel — que assumiu a dianteira na proteção dos brasileiros em território israelense.

Nesta quarta-feira (18), o senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente do grupo, realizou uma videoconferência com a vice-ministra de Relações Exteriores de Israel, Sharren Haskel, para agradecer o apoio decisivo na retirada de autoridades brasileiras em meio aos recentes ataques do Irã a Israel.

A ação, que contou com o envolvimento direto da embaixada israelense no Brasil e do governo do país do Oriente Médio, garantiu a segurança e o retorno das comitivas brasileiras. Segundo Viana, a postura diplomática adotada atualmente por Brasília foi um dos maiores obstáculos enfrentados.

O episódio expôs mais uma vez o afastamento do governo Lula de aliados históricos do Ocidente, como Israel, em nome de um alinhamento com regimes autoritários ou radicais.

Em nota oficial divulgada no último sábado (14), o Grupo Parlamentar Brasil-Israel lamentou o posicionamento do Executivo diante do ataque promovido pelo Irã.

“Mais uma vez, o Brasil escolhe se alinhar aos que disseminam o terror, em vez de se posicionar firmemente ao lado das nações livres e democráticas”, diz o texto assinado por Carlos Viana.

Além da evacuação das autoridades, o senador destacou a necessidade de uma nova etapa da operação para garantir a saída de brasileiros que estão em Israel como turistas ou residentes temporários.

“É hora de o governo parar de se esconder atrás do discurso neutro e agir de forma concreta pela segurança dos seus cidadãos”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here