
A Unidade Regional Sertão do Araripe da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realizou no dia 23 de abril mais uma reunião do Conselho Empresarial com a presença dos empresários da indústria e de entidades parceiras. Os assuntos debatidos durante a reunião foram a apresentação do projeto Doação que transforma, o uso da Inteligência Artificial como ferramenta de apoio das empresas e as atualizações da Norma Regulamentadora 01.
O primeiro tema da reunião foi a apresentação do projeto Doação que transforma executado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Araripina que visa estimular a sociedade araripeana a destinar uma parte do Imposto de Renda de Pessoas Físicas e Jurídicas para entidades que realizam atividades para crianças, adolescentes e idosos através do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMDCI).
Em seguida, o tema abordado foi o uso da Inteligência Artificial como ferramenta de apoio das empresas. O presidente do Hub Inova Araripe, Hermes Alves, destacou como a IA já faz parte de muitas rotinas empresarias e afirmou que as indústrias que integram IA nos processos diários ganham em eficiência, qualidade e decisão baseada em dados. “A IA de verdade é aquela que está rodando hoje, economizando tempo e dinheiro — não a que ainda está no paper”, disse.
Como último tema da pauta da reunião, o Técnico de Segurança do Trabalho do SESI Pernambuco, Eduardo Bernardo, abordou a portaria nº 1419 do Ministério do Trabalho e Emprego que traz alterações na Norma Regulamentadora nº 01 no que diz respeito aos Fatores de Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho (FRPRT).
O diretor regional da FIEPE no Araripe, Fábio Monteiro, destacou a importância dos temas abordados durante a reunião empresarial e como os assuntos fazem parte do dia a dia das indústrias. Ele também aproveitou a oportunidade para celebrar dez anos de funcionamento da FIEPE na região do Araripe além de seis anos de funcionamento do IEL. “A região do Araripe e os empresários são os grandes beneficiários deste aniversário onde comemorarmos a primeira década da FIEPE em nossa região e seis anos do IEL, também”, destacou.
Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além da FIEPE – que realiza a defesa de interesse do setor produtivo – conta ainda com o SESI, o SENAI e o IEL. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. O SENAI-PE, além de formação profissional, atua em metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.