
Do Blog da Folha
Ao assinar ordens de serviço para a reforma de mercados públicos e feiras de Jaboatão dos Guararapes, a governadora não se furtou de deixar um recado para os opositores na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Citando a fala do deputado Antônio Moraes (PP), que antecedeu a gestora e se referiu à oposição como “coronéis”, Raquel garantiu que vai seguir trabalhando pela mudança do estado.
“Mudança não se faz com discurso. Tem que ter união e time comprometido. Olhar para a frente ainda que tenham muitos que queiram ver as coisas ruins como estavam. Nada vai desviar do nosso propósito de fazer Pernambuco tão grande quanto seu povo”, enfatizou.
A declaração da gestora ocorre no momento em que a relação entre o Executivo e o Legislativo estadual vive uma tensão, com o travamento da pauta de projetos, que é resultado do atraso na tramitação da autorização para um pedido de empréstimo de R$ 1,5 bilhão, encaminhado pelo governo do estado em regime de urgência.
Nos últimos dias, a situação ficou ainda mais crítica com a estratégia do governo de esvaziar as sessões plenárias da Casa de Joaquim Nabuco, para forçar a apreciação das matérias de autoria da governadora. Aguardam ainda o aval dos parlamentares as indicações do administrador-geral de Fernando de Noronha, do presidente da Adagro, do reajuste do piso salarial dos professores estaduais, e, ainda, projetos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).