Início Notícias Lula culpa Estados e postos por alta no preço de combustíveis

Lula culpa Estados e postos por alta no preço de combustíveis

77
Foto: Ricardo Estuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva culpou Estados e postos pelo aumento nos preços dos combustíveis. Segundo ele, se a Petrobras pudesse vender gasolina e gás direto para o consumidor, o preço seria menor. “O povo é assaltado pelo intermediário”, disse ele, em evento em Angra dos Reis (RJ), na cerimônia de anúncio de compra de navios pela Transpetro. “Petrobras e governo levam a fama quando há reajuste do diesel, gás ou na gasolina.”

Ele afirmou ainda que a “vocação” da Petrobras é ajudar a desenvolver o Brasil. Segundo ele, “no Brasil tem muita gente com complexo de vira-lata” que foi contra a criação da Petrobras e que defende a venda da estatal. Ele afirmou que, no passado, políticos decidiram fatiar a empresa para vendê-la “aos pedaços”. “Era a lógica predominante”, disse.

Ele também afirmou que é mais barato para a empresa comprar insumos, como sondas, fora do Brasil, mas que a Petrobras precisa ajudar no desenvolvimento do Brasil – ou seja, comprando equipamentos de fabricação nacional.

O presidente participou do anúncio de uma licitação que deverá triplicar a capacidade da Transpetro de transportar gás liquefeito de petróleo (GLP). A licitação fará a frota de navios gaseiros da Transpetro passar de 6 para 14. A subsidiária da Petrobras também passará, ao fim da aquisição dos equipamentos, a ter capacidade de transportar amônia.

A licitação será dividida em dois lotes que não poderão ser vencidos pela mesma empresa ou pelo mesmo consórcio. As companhias interessadas terão até 90 dias para apresentar suas propostas. O primeiro navio deverá ser entregue em até 30 meses depois da assinatura do contrato. As embarcações seguintes deverão ser entregues uma a uma a cada 6 meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here