
Em entrevista exclusiva ao programa Araripina Urgente, apresentado por Roberto Gonçalves, o coordenador escolar do SENAI Araripina, Josemberg Laurentino, fez um balanço dos dados mais recentes do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), com destaque para o bom desempenho da região do Araripe no mês de março.
Segundo Josemberg, o Araripe registrou um saldo positivo de 138 vagas formais de emprego, com 505 admissões e 367 desligamentos nas dez cidades da região. O destaque foi Araripina, que liderou a geração de empregos com um saldo de 70 novas vagas. “Esse desempenho indica uma resiliência do mercado de trabalho local”, afirmou.
Enquanto a região se destacou positivamente, o mesmo não pode ser dito de Pernambuco e do Nordeste. “Pernambuco apresentou um saldo negativo de 3.478 empregos formais. Esse resultado é uma desaceleração pontual no mercado de trabalho estadual”, explicou Josemberg. Ele destacou que o carnaval, ocorrido em março, influenciou negativamente no ritmo de contratações: “O carnaval foi acontecer na primeira semana de março, isso atrasou as admissões. Quem estava com contrato temporário segurou, e depois do carnaval desligou. Em vez de admitir, desligou”.
No acumulado do trimestre (janeiro a março), a região do Araripe também apresentou desempenho positivo, com 1.337 admissões e 1.225 desligamentos, resultando em saldo de 112 empregos formais. Ouricuri se destacou com o melhor desempenho do período: saldo de 71 empregos positivos, seguido por Trindade (35) e Araripina (21).
Sobre o desempenho do sertão como um todo, Josemberg pontuou: “Das 56 cidades do sertão de Pernambuco, o Araripe teve o melhor saldo positivo. Ganhou até de Petrolina”.
A análise de Josemberg Laurentino reforça a importância de acompanhar o movimento do mercado de trabalho com atenção às dinâmicas locais e nacionais, especialmente em regiões interioranas que, mesmo diante de adversidades, apresentam desempenho acima da média. Assista entrevista na íntegra: