Início Notícias Câmara se coloca na contra mão do governo Lula ao votar PL...

Câmara se coloca na contra mão do governo Lula ao votar PL que equipara crime organizado ao terrorismo; veja vídeo

72
Foto: reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para a discussão de nove projetos, entre eles, um que propõe classificar organizações criminosas, como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho, como entidades terroristas. A votação aconteceu nesta segunda-feira (26). Este projeto, de autoria do deputado Danilo Forte (União-CE), surge em resposta às crescentes ameaças que essas organizações têm imposto a empresários de diversos setores. No Ceará, por exemplo, operadoras de internet enfrentam uma crise sem precedentes, com empresários sendo ameaçados e seus veículos atacados, o que, segundo Forte, caracteriza um tipo de terrorismo praticado pelo crime organizado.

O principal objetivo do projeto é endurecer as penas para crimes cometidos por essas organizações, ao classificá-las como terroristas. No entanto, a proposta não está isenta de críticas. A oposição na Câmara dos Deputados, que está discutindo a PEC da segurança pública e a criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), argumenta que o tema do antiterrorismo não deveria ser incluído na PEC. Apesar das divergências, o projeto busca avançar com a intenção de tratar as organizações criminosas como terroristas, especialmente à medida que o crime organizado se expande para diferentes áreas, incluindo condomínios de alto padrão, onde empresários são coagidos a prestar serviços.

Ao justificar o projeto de lei, o autor menciona as medidas tomadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump. “Essa medida visou permitir que as autoridades americanas utilizem ferramentas e recursos tradicionalmente empregados no combate ao terrorismo para combater o crime organizado”, justificou Forte. Assista vídeo com comentário de Claudio Humberto da Rádio Bandeirantes:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here