Início Notícias Caciques demonstram insatisfação após visita da Ministra dos Povos Indígenas à Ilha...

Caciques demonstram insatisfação após visita da Ministra dos Povos Indígenas à Ilha de Assunção em Cabrobó

75
Foto: reprodução

Blog do Didi Galvão

A passagem da Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, pela Ilha de Assunção, em Cabrobó, deixou um rastro de insatisfação entre lideranças indígenas regionais. Segundo relatos encaminhados à nossa redação, a visita não foi amplamente divulgada, o que gerou a percepção de que houve uma blindagem em torno da presença da ministra, dificultando o acesso de lideranças tradicionais e representantes de diversas aldeias da região.

Caciques e representantes indígenas afirmam que não foram comunicados com antecedência sobre a agenda ministerial, o que impediu a participação ativa das lideranças em um momento que deveria representar o fortalecimento do diálogo entre o Governo Federal e os povos originários.

A falta de articulação e de transparência na organização da visita foi vista como um desrespeito à tradição e à representatividade das lideranças indígenas, que reivindicam maior consideração nas decisões e ações voltadas às comunidades. Para muitos, a visita, que poderia ser um marco positivo de escuta e compromisso, acabou gerando frustração e aumentando o sentimento de distanciamento entre o Ministério dos Povos Indígenas e as bases locais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here