Início Notícias Arari FM Saúde: Doenças do coração podem ser evitadas com controle simples,...

Arari FM Saúde: Doenças do coração podem ser evitadas com controle simples, alerta cardiologista

51
Foto: Blog do Roberto

Por Cidinha Medrado para o blog

A prevenção ainda é a melhor forma de evitar infartos e outras doenças cardiovasculares. Controlar colesterol, glicemia e função renal é essencial para reduzir os riscos, segundo a cardiologista Samy Simeão. Ela destaca que exames de rotina podem identificar sinais silenciosos de perigo antes que o problema se agrave.

Além disso, fatores como pressão alta, má alimentação, sedentarismo e estresse constante continuam sendo grandes vilões da saúde do coração. A médica explica que a hipertensão, por exemplo, é perigosa justamente por não apresentar sintomas, o que faz muitos pacientes abandonarem o tratamento. “O bom é que não dói, o ruim é que por isso ninguém cuida”, pontua.

Doenças como AVC, insuficiência vascular e até mesmo cardiopatias congênitas também foram destacadas como condições que exigem atenção e acompanhamento. Segundo ela, crianças devem ter o coração avaliado desde a gestação. “Já existem diagnósticos e até cirurgias feitas com o bebê ainda na barriga. Hoje em dia, não se justifica mais perder vidas por falta de prevenção”, afirmou.

A cardiologista também mencionou avanços importantes na estrutura de saúde em Araripina. A cidade de Araripina, onde também presta atendimentos conta com uma máquina de hemodinâmica no Hospital Santa Maria, pronta para funcionar e com uma equipe preparada para realizar cirurgias cardíacas, faltando apenas a liberação de trâmites burocráticos. Além disso, a clínica onde atua oferece o ecoestresse, exame de alta precisão que detecta riscos de infarto mesmo em quem ainda não apresenta sintomas. “Somos os únicos da região com esse recurso, e ele pode detectar até 100% das obstruções coronárias”, afirmou.

Para prevenir doenças cardíacas, a médica recomenda hábitos simples: alimentação saudável, prática regular de exercícios, exames de rotina e o uso correto de medicamentos prescritos. “Com disciplina e cuidado, é possível viver mais e melhor”, conclui. Assista entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here