
No último dia 30 de maio, o programa Araripina Urgente, comandado pelo jornalista Roberto Gonçalves, recebeu a endocrinologista Dra. Laura Peixoto Lins para uma entrevista esclarecedora sobre a osteoporose e seus impactos na saúde.
Formada pela Universidade de Pernambuco (UPE) e com residência médica no Hospital Barão de Lucena e Hospital Hemope, no Recife, Dra. Laura é filha do renomado médico Dr. Oscar Lins. Agora, ela está realizando atendimentos em Araripina, trazendo todo seu conhecimento e experiência na área de endocrinologia.
Durante a entrevista, Dra. Laura destacou que a osteoporose é uma doença que leva à perda de massa óssea e à fragilização do osso, aumentando o risco de fraturas. A doença pode tornar os ossos tão frágeis, que uma queda, ou até mesmo leves impactos, como curvar-se ou tossir, podem causar uma fratura. Os ossos mais acometidos pelo processo de desmineralização costumam ser os do quadril, punho e coluna.
A massa óssea diminui naturalmente a partir dos 35 anos de idade, mas torna-se mais intensa nas mulheres após a menopausa. Além da falta de estrogênio, outros fatores de risco incluem a história familiar, falta de exercício físico, baixo consumo de cálcio e vitamina D, tabagismo, consumo excessivo de álcool e outros.
Com uma linguagem acessível e muita simpatia, Dra. Laura conquistou os ouvintes, que enviaram diversas perguntas ao vivo. Dra. Laura Peixoto Lins atende uma vez ao mês na clínica Imediata em Araripina. Assista entrevista: