Episódio aconteceu horas antes da realização de atos em prol da democracia e da liberdade de expressão que acontecerão em diversas cidades do país
Por Jovem Pan
Centenas de manifestantes favoráveis ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido) conseguiram entrar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e tomaram o local na noite desta segunda-feira, 6, véspera das manifestações de 7 de setembro, convocadas pelo Palácio do Planalto e por movimentos de direita. A entrada no local estava proibida até meia-noite, mas os manifestantes foram liberados antecipadamente pela Polícia Militar após intensa negociação. Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver os manifestantes usando roupas da seleção brasileira ou com as cores Brasil, além de faixas com frases de apoio a Bolsonaro e contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Muitos caminhoneiros circularam nos arredores do local e turbinaram um buzinaço.
O trânsito da capital federal teve que ser alterado em alguns trechos. O episódio aconteceu horas antes da realização de atos autoproclamados em prol da democracia e da liberdade de expressão, marcados para o feriado do dia 7 de setembro, Dia da Independência, em diversas cidades do país. Diversos grupos que vão às ruas se anteciparam e desembarcaram em Brasília já no fim de semana. Eles chegaram de ônibus, trailers, motocicletas e carros. Os acampamentos foram montados em dois locais diferentes da capital federal.
Confira alguns registros: