Início Notícias Votorantim traz cultura e esporte para crianças e adolescentes de Curral Novo...

Votorantim traz cultura e esporte para crianças e adolescentes de Curral Novo PI e Santa Filomena PE

1149

Iniciativa que visa melhoria da qualidade de vida e fortalecimento do CMDCA beneficia 269 jovens de Curral Novo do Piauí e também promove atividades em Santa Filomena

A Votorantim Energia, administradora do Parque Eólico Ventos do Piauí, iniciou as atividades do ano do VIA (Programa Votorantim pela Infância e Adolescência) em Curral Novo do Piauí (PI) e Santa Filomena (PE). A ação, conduzida pelo Instituto Votorantim, visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes e fortalecer as políticas e programas geridos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Um dos destaques em Curral Novo do Piauí é o projeto “Príncipes com Capas e Princesas com Asas”, que beneficia 269 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade. Até dezembro, eles participam de oficinas esportivas e culturais, com dois encontros por semana. As aulas de judô, capoeira, dança, balé, pintura, artesanato e acordeon ocorrem no centro da cidade e nos distritos Caititu, Serra do Inácio, Vila Nova e Baixio dos Belos, localizados na zona rural.

Além disso, os jovens também frequentam oficinas de desenvolvimento pessoal e social, e todo o projeto é acompanhado de perto pelos pais e responsáveis, que participam de três reuniões até o fim do ano. A previsão é que nos próximos meses também seja colocado em prática projeto semelhante em Santa Filomena.

Paralelamente, está sendo desenvolvida nas duas cidades a capacitação de um novo grupo de 30 profissionais de educação, saúde, assistência social, Conselho Tutelar, CMDCA e Polícia Civil para debate de ações educativas e preventivas, além do atendimento adequado às ocorrências e mobilização da comunidade contra a violência sexual e a violação dos direitos de crianças e adolescentes.

O grupo de 50 pessoas que participou das capacitações em 2018 em Curral Novo do Piauí e Santa Filomena passou a integrar a partir deste ano o comitê de monitoramento das ocorrências, com reuniões mensais. As iniciativas contam com apoio do Instituto Aliança, parceiro técnico do Programa.

“Desde o início das ações do VIA na região percebemos que a comunidade e integrantes da Rede de Proteção Social se conscientizaram sobre a importância de ações educativas e preventivas para combater os problemas e garantir mais qualidade de vida para os jovens. O engajamento de todos é fundamental para trazer cidadania e novas perspectivas para essas crianças e adolescentes”, afirma Alexsandro Cota, gerente de Sustentabilidade da Votorantim Energia.

Sobre a Votorantim Energia

A Votorantim investe em geração de energia desde o início de suas atividades industriais, há quase um século. A companhia, que é um dos maiores consumidores de energia do país, ao longo de sua história tornou-se também um dos maiores autogeradores. A Votorantim Energia foi criada em 1996, com o objetivo de centralizar a gestão dos insumos energéticos da própria companhia. No ano 2000, foi constituída a Votorantim Comercializadora de Energia, com o objetivo de negociar energia elétrica no mercado livre, vendendo eventuais excedentes e aproveitando oportunidades de compra no mercado. Atualmente, a Votorantim Energia é uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil. Em 2015, a empresa anunciou a entrada na geração de energia eólica, com o investimento em sete parques geradores no Nordeste do Brasil.

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas investidas em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here