Início Notícias Vacinação contra sarampo e influenza estão com baixa adesão em Pernambuco

Vacinação contra sarampo e influenza estão com baixa adesão em Pernambuco

547

Foto: Erasmo Salomão/MS

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), as campanhas de vacinação contra sarampo e influenza (gripe), que ocorrem simultaneamente desde o dia 4 de abril, ainda estão com baixa adesão. De acordo  com os registros feitos pelos municípios, apenas 5% dos idosos e 10% dos trabalhadores de saúde foram imunizados contra a gripe em todo o Estado.

No caso do sarampo, a cobertura nos trabalhadores de saúde é de apenas 8,6%.

Vivenciamos, entre dezembro de 2021 e janeiro deste ano, a maior epidemia de influenza que o Estado já enfrentou. Pior até mesmo que os danos causados pela variante ômicron da Covid-19. Portanto, é fundamental se imunizar”, alerta a pasta.

Entre os dias 4  e 30 de abril devem se vacinar contra a Influenza os trabalhadores da saúde e idosos com 60 anos ou mais.

Já a partir do dia 2 de maio até o dia 3 de junho, a vacinação abrangerá crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades e deficiência permanente, entre outros públicos-alvos (informações disponíveis nas unidades de saúde).

Sarampo

Os trabalhadores da saúde devem receber uma dose de vacina contra a Influenza e também atualizar a caderneta, caso não tenham tomado o imunizante contra o sarampo. De acordo com o Ministério da Saúde, o público infantil, composto pelas crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, deve tomar uma dose dos dois imunizantes. Não há necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das vacinas contra as duas doenças. Dessa forma, ambas as vacinas poderão ser administradas no mesmo dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here