Início Notícias Vacinação contra aftosa para animais de até 2 anos começa 1º de...

Vacinação contra aftosa para animais de até 2 anos começa 1º de novembro em Araripina

795

Quem não vacinar ou não declarar será multado, diz Adagro. Etapa será até 30 de novembro; município tem 03 lojas que podem vender doses.

Por Roberto Gonçalves / Foto: reprodução

O município de Araripina no Sertão de Pernambuco, começa na quarta-feira (01) a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, dessa vez apenas para animais de até 24 meses de vida. A campanha ocorre até 30 de novembro. Imunizar os animais é obrigatório, e os produtores rurais devem comprovar a aplicação até 15 de dezembro, no escritório da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária – ADAGRO, que fica na  Rua Manoel Ferreira Sampaio, Nº 300, área central da cidade.

Segundo José Ribamar, gerente regional do órgão, das cerca de 20 mil cabeças de gado que existem no município, nesta campanha, apenas 5 mil serão vacinadas, já que a orientação da Secretaria de Agricultura do Estado, é que até 2026, apenas os animais com até 2 anos de idade, serão imunizados na segunda fase, que acontece sempre no mês de novembro.

Ainda de acordo com Ribamar, que esteve concedendo uma entrevista na manhã desta terça-feira (24) ao radialista Roberto Gonçalves da Arari FM, quem não vacinar os animais, ou não comprovar a aplicação no prazo, pode pagar multas que poderão chegar até a R$ 1,8 mil.

Araripina, apesar dos 6 anos de seca, conta com quase mil produtores e criadores de gado cadastrados pela ADAGRO, sendo que, apenas 7% desse total, estão inadimplentes com a Agância Fiscalizadora do Estado. O município conta com três lojas que podem vender doses, sendo que a AGROVET é a mais tradicional no ramo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here