Início Notícias Usina nuclear em Itacuruba é “fake”

Usina nuclear em Itacuruba é “fake”

660

Uma falsa notícia de que o município sertanejo de Itacuruba está na iminência de sediar uma usina nuclear do Ministério de Minas e Energia assustou deputados de vários partidos, políticos do Sertão de Itaparica e até o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, que chamou à Cúria Metropolitana o bispo de Floresta e outros religiosos da região para registrar o protesto dos católicos contra o empreendimento. Trata-se de uma legítima “fake news”, porque não tem amparo na realidade.

De fato, cogitou-se há cerca de uma década a construção de uma usina nuclear no sertão pernambucano para reforçar nossa matriz energética quando ainda não tínhamos parques eólicos espalhados por todo o Estado.

E Itaparica foi indicada como município ideal por causa da qualidade do seu solo e de sua proximidade com o rio São Francisco. Hoje, porém, acreditar que essa usina vá sair do papel equivale a acreditar também em saci pererê.

Ora, se temos no Rio de Janeiro uma usina nuclear (Angra Três) parada há vários anos por falta de recursos, que já levou à prisão o almirante que a presidia (Othon Pinheiro da Silva) e o ex-presidente Michel Temer, que já consumiu R$ 8 bilhões dos 20 bi em que está orçada, e que se encontra com apenas 61% de suas obras concluídas, como levar a sério essa notícia de Itaparica?

Se for por causa dela, tanto o arcebispo como o bispo de Floresta, Dom Gabriel Marchesi, podem dormir tranquilos porque essa usina jamais virá para Pernambuco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here