Início Notícias Tucanos defendem a extinção do programa “Mais Médicos”

Tucanos defendem a extinção do programa “Mais Médicos”

758
alt

alt

Folha de SP

Os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Aloysio Nunes (PSDB-SP) apresentaram um projeto de Decreto Legislativo no Senado que na prática significa a extinção do programa “Mais Médicos”.

Pelo projeto, fica sem efeito o termo de cooperação técnica que o Brasil celebrou com a Organização Panamericana de Saúde, que é a entidade que fornece os médicos cubanos ao Brasil e cuida da sua remuneração.

Diante da possibilidade de a matéria ser aprovada, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, conversou ontem com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a quem fez um apelo para não pôr o projeto em votação.

Os senadores citam reportagem da revista “Veja” com depoimentos de funcionários do Ministério da Saúde e da Opas admitindo que o acordo foi usado para evitar o exame do tema pelo Congresso Nacional, o que seria indispensável caso se celebrasse um acordo bilateral.

O ministro da Saúde argumentou que se o projeto dos senadores for aprovado mais de 11.400 médicos cubanos deixariam de participar do programa.

Só o Estado de Pernambuco abriga hoje aproximadamente 700 cubanos, a maioria dos quais trabalhando no interior e em cidades localizadas na área metropolitana do Recife.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here