Início Notícias Trabalho de Assistência Técnica faz ONG do Araripe ganhar prêmio do Ministério...

Trabalho de Assistência Técnica faz ONG do Araripe ganhar prêmio do Ministério do Desenvolvimento Agrário

492
alt

alt

Além do fortalecimento das atividades produtivas, a ação do Caatinga junto aos APAs pretende reduzir o êxodo da juventude rural.

(foto: Ascom Caatinga/divulgação)

 O trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) realizado pela ONG Caatinga em comunidades rurais do Araripe pernambucano foi selecionado e reconhecido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com o certificado e troféu de Boas Práticas de Ater. A entrega foi feita na última semana, durante um seminário realizado em Brasília (DF).

A proposta premiada foi a “Experiência dos jovens Agentes Promotores de Agroecologia (APAs)”, que além de ser apresentada durante o seminário, será publicada no Caderno de Boas Práticas de Ater.  Ao todo, foram enviadas 176 propostas ao Ministério, das quais 57 foram selecionadas, entre as quais está a do Caatinga.

Além dos representantes do Governo, participaram do evento assentados da reforma agrária, agricultores familiares, jovens agricultores, agentes e instituições prestadoras de assistência técnica. Na ocasião, em nome da Rede Ater Nordeste, o Caatinga  também recebeu das mãos do ministro Patrus Ananias um troféu em reconhecimento pelo importante papel e serviços prestados pela Rede à agricultura familiar e ao desenvolvimento rural sustentável.

O evento foi promovido pelo MDA, em conjunto com Delegacias Federais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (DFDA), Condraf e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A ação dos jovens APAs se baseia na oferta de formação para jovens rurais em diversos temas teóricos e práticos, de modo que estes possam repassar os conhecimentos adquiridos para as pessoas que residem em sua comunidade, bem como aplicar os saberes em suas propriedades a fim de que consigam potencializar a produção em seus quintais e melhorar a renda. Além do fortalecimento das atividades produtivas, a ação do Caatinga junto aos APAs pretende reduzir o êxodo da juventude rural. 

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here