Início Notícias Toffoli derruba liminar de Marco Aurélio que mandava soltar condenados em segunda...

Toffoli derruba liminar de Marco Aurélio que mandava soltar condenados em segunda instância

590

Ministro invalidou decisão monocrática de Marco Aurélio

  • Por Jovem Pan / Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, derrubou no início da noite desta quarta-feira (19) a decisão provisória que determinava a soltura de condenados por crimes na segunda instância do Poder Judiciário. A medida monocrática foi tomada pelo ministro Marco Aurélio Mello no último julgamento do ano.

Horas antes, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, havia recorrido da liminar de Marco Aurélio. Ela alegou que “a decisão proferida pelo ministro nestes autos” teria “o efeito de permitir a soltura, talvez irreversível, de milhares de presos com condenação proferida” e que “a afronta à segurança pública e a ordem pública” eram “evidentes”.

Beneficiados

Se mantida, a liminar beneficiaria presos como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele foi condenado em janeiro pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que é a segunda instância da Operação Lava Jato, a 12 anos 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex no Guarujá (SP).

Além de Lula, cerca de 169,3 mil presos provisórios de todo o Brasil poderiam ser beneficiados com determinação de soltura. A lista inclui o goleiro Bruno, que acusado de envolvimento na morte de Eliza Samúdio. Segundo a justiça, 23,9% dos detentos de todo o País são presos provisórios em um universo de 706 mil pessoas encarceradas.

A decisão provisória de Marco Aurélio foi resposta a uma Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) protocolada pelo PCdoB em 18 de abril deste ano. No mesmo mês, o petista levado ao cárcere na sede da Polícia Federal em Curitiba (PR). Momentos após divulgação da liminar, os advogados pediram a liberdade de Lula.

A juíza federal Carolina Lebbos, responsável pelo caso do petista na 12ª Vara de Execuções Penais de Curitiba, publicou um despacho após receber o pedido de soltura, em que pedia manifestação do Ministério Público antes de proferir sua decisão. Ela reconheceu a urgência de apreciar o tema e lembrou que o assunto já havia sido debatido pelo STF.

Dever

Após a liminar, Marco Aurélio Mello havia dito que cumpriu seu dever e que “nesses tempos estranhos, quis mostrar que ainda existe um Estado Democrático de Direito e uma Constituição“. Atualmente, o entendimento da Corte é de que haja a execução da pena quando houver condenação em 2ª instância, mas uma reavaliação está prevista para abril.

O debate sobre esse tipo de prisão foi esperado ao longo de todo o ano, especialmente após a prisão de Lula. Com o período eleitoral, o STF optou por passar as novas discussões para o ano que vem. Na última vez que o assunto foi julgado em plenário, houve um placar apertado – seis a cinco – pelo início da pena após segunda avaliação.

Na ocasião, a ministra Rosa Weber foi favorável à medida, mas acabou dando indícios de que havia mudado de entendimento. Alexandre de Moraes, que não estava no STF na época, é a grande dúvida. Depois de substituir Teori Zavascki – que morreu em acidente aéreo em janeiro de 2017 – ele ainda não se posicionou sobre a questão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here