Início Notícias The Intercept e a farsa de sua narrativa

The Intercept e a farsa de sua narrativa

614
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Por José Maria Pereira da Nóbrega Júnior, cientista político

Assistimos na quarta-feira, dia 19 de junho de 2019, uma das cenas mais grotescas da semidemocracia brasileira. Senadores, muitos deles réus da Operação Lava-Jato, questionando a lisura da referida Operação e a reputação do ministro Sérgio Moro. Uma cena hilária, para não dizer trágica, de uma república de bananas. Tudo isso, advindo depois de um site oposicionista ao atual governo jogar nas redes sociais possíveis conversas de dispositivos móveis envolvendo, à época, o então juiz Sérgio Moro e o procurador da República, Deltan Dallagnol. A narrativa do The Intercept Brasil – já que o site é internacional – é que as conversas entre esses atores políticos perpassam os rigores da lei e que toda a Operação Lava Jato está em xeque por questão dessas conversas. Isso é uma farsa!

Na verdade, o que o site quer é levar esses atores políticos a uma situação de incredibilidade e fazer com que a Operação Lava Jato se dilua com possíveis reflexos na prisão do ex-presidente Lula, facilitando, assim, a sua soltura. Nada mais que isso!

A começar pela proximidade do referido site com partidos de esquerda, todos apoiadores do movimento #lulalivre que, aliás, esteve envolto na greve do dia 14 de junho de 2019, nada mais que um movimento travestido de “luta democrática contra a reforma da Previdência” que de democrático não teve nada, com várias ações violentas, dentre elas a queima de pneus que resultou em intoxicação e morte de uma trabalhadora e a invasão de uma loja no centro de Campina Grande, Paraíba, onde militantes vestidos com camisas vermelhas da campanha #lulalivre estampada na frente, impediram o trabalho de vendedores ameaçando-os fisicamente. PSOL, PT, PCdoB, PSB são alguns desses partidos políticos e o norte-americano que está à frente do The Intercept é casado com um deputado federal psolista que era suplente do Jean Wyllys, que dispensa apresentações.

Ou seja, uma orquestração dirigida contra a figura do ministro Sérgio Moro e toda a operação que ficou conhecida internacionalmente por conduzir ao banco dos réus figuras que antes, jamais, seriam punidas. Uma afronta à liberdade individual com a invasão à privacidade de atores institucionais através de hackers profissionais pagos com dinheiro de origem duvidosa. A transparência não é característica do The Intercept, site de esquerda que tem vínculos muito próximos com criminosos já condenados pela Justiça em diversas instâncias.

Leia também

A narrativa do The Intercept é farsante, se traveste de algo novo como se fosse um baluarte da democracia liberal contemporânea, mas não é. É, sim, mais um instrumento da quadrilha organizada que se incrustou nos poderes da República com o fim de perpetuar-se no poder e garantir a impunidade de seus principais expoentes. É só ver como a organização criminosa que ficou no poder por tantos anos tratava o criminoso foragido da Itália, Césare Battisti, homicida que ceifou a vida de quatro pessoas em sua terra natal.

Ver figuras como Humberto Costa e Renan Calheiros, com um tom de baluartes da justiça, tentar constranger o ministro Sérgio Moro é deplorável. As palavras do senador Humberto Costa soaram como ameaça, mas o ministro não se alterou e o deixou a ver navios. Renan Calheiros, impaciente e deselegante, foi facilmente colocado em seu lugar pelo ex-juiz.

São fatos como esses que nos fazem refletir sobre a qualidade de nossa (semi)democracia. Um regime que luta em se consolidar ao meio de tantos escândalos de corrupção e maltrato com o dinheiro público. O Brasil é um dos países com maior nível de impunidade do planeta terra. Não vamos deixar a Operação Lava Jato e a luta de fiéis atores políticos que querem um Brasil melhor no futuro, afundar nas ações ilícitas e partidárias de um site lamentavelmente posicionado do lado da impunidade, da corrupção e de uma ideologia fadada ao fracasso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here