Início Notícias Terra Nova recebe Caravana da Asa Branca FM de Salgueiro

Terra Nova recebe Caravana da Asa Branca FM de Salgueiro

683
Foto: reprodução

A Igreja católica celebrou nessa segunda-feira (20) a festa de São Sebastião. Em Terra Nova, foi feriado municipal, pois, o santo é o padroeiro do lugar. No dia da festa do mártir, a Caravana da Asa Branca FM de Salgueiro visitou a cidade.

A empreitada da 91,5 começou cedo. Logo às 7h, o radialista, Thiago Lima apresentou o “Café com Notícia” da Igreja Matriz de São Sebastião, o templo religioso, também foi espaço para mais três programas da emissora.

No programa Manhã da Gente, também ancorado pelo mesmo profissional, foi reservado um horário para receber convidados.  O primeiro deles, o Padre José Ricardino. Ele falou da importância da festa do padroeiro e a participação das comunidades, além disso, enalteceu que dentro da festividade a paróquia comemora seu jubileu pelos 10 anos de criação. O administrador paroquial, também falou que a paróquia vive dois tempos festivos de expressão, o novenário do padroeiro em janeiro e em setembro a Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, também tradicional e de muita devoção. Falando em devoção, é tipo de cidades interioranas, a fé estampada no rosto de cada habitante. Terra Nova não é diferente, uma das moradas, Dona Maria Cecília, de 86 anos, conversou sobre o orgulho de ser terra-novense, contou sobre como surgiu o lugar e principalmente sobre a novena de São Sebastião, que antes era rezada na casa dos fiéis. 

Como em toda Caravana da Asa Branca FM, a equipe busca ouvir as autoridades do lugar. Em Terra Nova, quem falou em nome do governo municipal foi o Secretário de governo e ex-prefeito, Laerte Freire. Dentre os assuntos que ele levantou na entrevista com Thiago Lima estão: As dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, as obras feitas com recursos próprios e o potencial da cidade. Falando nisso, Laerte disse que o município tem como carro-chefe a agricultura. Terra Nova é conhecida pelas plantações de cebola, que segundo o secretário diminuíram a produção devido à escassez dos últimos anos. Mesmo assim, os agricultores apostam em outras culturas como por exemplo o plantio de maracujá.  Essa potencialidade agrícola está ameaçada, isso por que, recentemente o governo de Pernambuco emitiu uma recomendação para que a barragem Nilo Coelho, principal manancial da cidade, fosse esvaziada, devido ao risco de rompimento. Para Laerte Freire, esse esvaziamento vai tirar o pão de cada de dia de muitos pais de família. Ele questionou por que o governo do estado não fez reparos na barragem durante o período que ela secou, e que nesse tempo foram solicitadas melhorias, mas não foram atendidas. O secretário afirmou que a população está apreensiva e que resisti a essa decisão do executivo estadual. Enquanto ao ano eleitoral, Laerte, confirmou que a Prefeita Aline Freire é candidata à reeleição e já está decidido pelo grupo. 

Quem conhece um lugar como Terra Nova se encanta pelo seu povo, mas também por seus talentos. A cidade sertaneja é o berço de cantores como Gley Gomes e Ranieri.  O primeiro, além de cantar também compõe, já o segundo é umas referências no meio das músicas de vaquejada. A apresentadora e Missionária da Comunidade Boa Nova, Joanny Deise, recebeu no Estação Asa Branca esses dois artistas. Gley falou do orgulho de ter nascido e começado sua carreira em Terra Nova, além de citar um dos seus projetos que é a “mesa da saudade”, segundo ele, nesse formato o público volta aos anos 70 e 80 com grandes sucessos da música brasileira. Ranieri, também tem um projeto que é a “mesa do vaqueiro”, nos seus shows, ele desce do palco e fica à mesa com o público ao redor cantando modas de vaquejada. Ranieri é conhecido em todo norte e nordeste e já chegou a participar de programas de TV, a exemplo do programa do Raul Gil no SBT.

Toda cidade do interior orgulha-se por seus filhos ilustres, quando essa localidade é no interior, um dos principais orgulhos é ter um padre daquele lugar. Terra Nova ainda não tem, mas terá. Isso por que, a capital da cebola, como é conhecida, tem um dos filhos, no Seminário Interdiocesano Nossa Senhora das Dores em Caruaru, Túlio Emanuel Araújo. Apesar de estar no agreste do estado, ele é seminarista da Diocese de Salgueiro e cursa o último ano de filosofia, além disso, terá mais o curso de Teologia, que são 4 anos. O radialista, Rickson Bruno, conversou com Túlio no programa Alegria no AR, buscou conhecer sobre sua caminhada vocacional e sobre as obras das vocações sacerdotais da Diocese de Salgueiro. 

A Caravana da Asa Branca FM encerrou com a transmissão da Santa Missa no encerramento da Festa de São Sebastião. A próxima parada da Asa Branca FM será na cidade de Granito dia 31 de janeiro no novenário de Nossa Senhora do Bom Conselho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here