Início Notícias Temer diverge do PT e defende financiamento privado nas eleições

Temer diverge do PT e defende financiamento privado nas eleições

553
alt

alt

Vice-presidente afirma que isso acabaria com a prática comum de empresas doarem recursos para candidatos que concorram entre si.

JC On Line

O vice-presidente da República, Michel Temer, atualmente o coordenador político do governo Dilma Rousseff, defendeu na manhã desta terça-feira (28) a manutenção do financiamento privado das campanhas eleitorais, com alterações.

A posição contrasta com a defendida pelo PT de Dilma, que após os escândalos do mensalão e na Petrobras passou a pregar a necessidade do financiamento público exclusivo das campanhas políticas.

De acordo com Temer, que participa de uma audiência pública na comissão da Câmara para debater a reforma política, o Estado bancando os candidatos levaria a imprensa a –com razão, em sua visão– comparar esse gasto ao número de casas e hospitais que poderiam ser construídos.

O vice-presidente, que também comanda o PMDB, defende a manutenção do financiamento privado, com a exigência de que as empresas optem por um candidato na disputa. Isso acabaria com a prática comum de empresas doarem recursos para candidatos que concorram entre si.

“Tem que haver uma posição de cidadania. Seria, penso eu, uma medida altamente moralizadora, que seria muito bem recebida.”

Hoje o financiamento das campanhas políticas é misto, ou seja, é bancado por recursos privados, principalmente de empresas, e por dinheiro público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here