Início Notícias Técnicos simulam provável rompimento da Barragem Nilo Coelho em Terra Nova

Técnicos simulam provável rompimento da Barragem Nilo Coelho em Terra Nova

1084
Foto: reprodução

Por Odlanier Ribeiro

Técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco realizaram um estudo, onde simularam um provável rompimento da Barragem Nilo Coelho, na sede do município de Terra Nova.

De acordo com o estudo realizado, em situação de rompimento da barragem, boa parte das ruas de Terra Nova seriam atingidas, inclusive zonas do centro da cidade como a Praça Coronel Geremias. Está marcado para o dia 18 desse mês uma Audiência Pública com autoridades locais e representantes de órgãos que acompanham o caso, como a Secretaria de Infraestrutura e APAC.

Técnicos têm reiterado a intenção de esvaziar o reservatório de água, que atualmente conta com cerca de 20% de sua capacidade. Eles alertam que há previsão de muita chuva nos próximos meses na região, o que poderia comprometer a segurança da barragem. Do outro lado, agricultores e produtores do município repudiam a ideia alegando que a água da Nilo Coelho é a principal fonte da agricultura do município.

Há anos as autoridades do município vêm solicitando uma reforma na parede da Barragem Nilo Coelho. Os vereadores José Edivaldo (Bado) e Antônio de Dôca já protocolaram requerimentos com pedido de reforma, inclusive quando a barragem estava vazia, no período da seca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here