Início Notícias Surto de caxumba ‘papeira’ é registrado em Ouricuri, no Sertão do Araripe

Surto de caxumba ‘papeira’ é registrado em Ouricuri, no Sertão do Araripe

1226

Os casos foram comunicados à Secretaria de Saúde do Município e ao setor de imunização

Foto: reprodução

Várias pessoas procuraram as Unidades de Saúde da Família (USF’s) em Ouricuri, no Sertão do Araripe, com sintomas de caxumba (Papeira) e denunciando um possível surto da doença em alguns bairros da cidade. Os casos foram comunicados à Secretaria de Saúde do Município e ao setor de imunização.

A coordenadora municipal do Programa Nacional de Imunização (PNI) Jacilene Matos, explica as ações implementadas pelo município para conter o possível surto.

“As informações chegaram até a gente através das Unidades de Saúde da Família (USF’s), através dos enfermeiros, dos ACSs e dos vacinadores. As características apresentadas são de um surto de caxumba, popularmente conhecida como papeira. São casos que já estão sendo investigados em parceria com a corrdenação de imunização e já estamos visitando os domicílios onde ocorreram os casos”, explicou.

Caxumba é uma doença infecciosa causada por um vírus da família dos Paramyxovirus, que provoca inflamação não só nas glândulas parótidas, mas também nas glândulas submaxilares e sublinguais. Na maior parte das vezes, a infecção se manifesta na infância, nos meses de inverno e no começo da primavera.(Com informações de Emanoel Cordeiro)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here