Início Notícias Sudene anuncia chegada da CAB Motors a Campina Grande

Sudene anuncia chegada da CAB Motors a Campina Grande

677
Foto: divulgação

A Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande (ACCG) promoveu, na tarde da última terça-feira (22), uma importante reunião com a participação de Evaldo Cruz Neto, superintendente da Sudene – a agência de desenvolvimento do Nordeste; João Lima, superintendente estadual do Banco do Nordeste; Martoni Sobral, superintendente local da Caixa Econômica Federal; e do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues. Também participaram do encontro: João Alberto Miranda Leite, representante do Sebrae, além de lideranças empresariais do comércio, indústria, construção, agronegócios, tecnologia, educação e cooperativismo de crédito.

O presidente da ACCG, Marcos Procópio, iniciou sua fala lembrando que a Associação Comercial, historicamente, sempre liderou articulações visando unir agentes públicos e privados em busca do desenvolvimento de Campina Grande. “A Sudene tem um papel decisivo para reduzir as desigualdades sociais e regionais, através dos seus incentivos para estimular a produção e a geração de empregos”, afirmou.

Inicialmente, o superintendente da Sudene falou sobre sua satisfação de estar ocupando a liderança do órgão no ano do centenário de Celso Furtado, o economista paraibano que projetou a instituição governamental, o que aumenta para si ainda mais a responsabilidade. Evaldo também lembrou que seu avô, Evaldo Cavalcante Cruz, foi prefeito no período de 1973 a 1977.

Em seguida, ele destacou que “a Sudene cumpre seu papel estratégico, juntando atores e viabilizando os investimentos necessários através dos Fundos, interiorizando e levando desenvolvimento com ampla possibilidade de gerar novos empregos, cumprindo os ditames do PRDNE”.

Evaldo Cruz também lembrou que tem procurado interiorizar as ações do órgão, e citou como exemplo a reunião que fez recentemente com o prefeito de Campina Grande quando apresentou o interesse de um grupo de empreendedores que poderá investir na cidade usando os incentivos da Sudene, instalando uma planta automotiva, destinada à fábrica da CAB Motors, que vai atender todas suas montadoras e promete gerar cerca de mil empregos diretos.

Cidade Inteligente – O superintendente da Sudene também anunciou que a instituição está investindo mais de um milhão de reais na cidade de Campina Grande para a implantação de um polo de desenvolvimento de boas práticas de gestão pública. O dirigente também informou que o órgão conta com uma série de instrumentos de ação para atração de investimentos, entre eles os fundos regionais – o de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e o Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

Os investidores também poderão contar com os incentivos e benefícios fiscais administrados pela Autarquia. O Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), elaborado pela Sudene e em tramitação no Congresso Nacional, também é um importante aliado nas ações de interiorização do desenvolvimento.

A iniciativa busca promover a competitividade regional para gerar emprego e renda nas próprias localidades – especialmente aquelas que apresentem declínio populacional e elevadas taxas de emigração – e fortalecer uma rede de cidades policêntricas, buscando a desconcentração e interiorização dos recursos. Dessa maneira, espera criar oportunidades em centros urbanos de médio porte que possam apoiar o desenvolvimento de municípios menores em seu entorno.

*Com informações da Associação Empresarial e Comercial de Campina Grande

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here