Início Notícias Serra do Inácio: Projeto Bem Viver no Semiárido leva água, energia e produção...

Serra do Inácio: Projeto Bem Viver no Semiárido leva água, energia e produção agroecológica para 120 pessoas

1221
Foto: divulgação

A Votorantim Energia, por meio do Instituto Votorantim e em parceria com a Fundação Banco do Brasil, beneficiou 120 pessoas de 26 famílias com a instalação de energia solar, cisternas, quintais agroecológicos, banheiros e capacitações técnicas no projeto “Bem Viver no Semiárido”.

As 26 famílias da Serra do Inácio, que abrange os municípios de Curral Novo do Piauí, Betânia do Piauí, Santa Filomena, Araripina e Simões receberam orientações com o objetivo de incentivar e amparar a comunidade para o uso de novas tecnologias sociais. Assim, através de reuniões e sempre com acompanhamento e assistência técnica, foi possível proporcionar a instalação de 8 sistemas de energia solar, 26 sistemas de bioágua, 26 quintais agroecológicos, 23 banheiros ecológicos, 16 cisternas de produção, 6 cisternas de consumo e 7 capacitações técnicas.

Segundo o técnico em Agropecuária da Cáritas, que desenvolve o projeto desde 2019, Ivam Amaro de Souza, apesar da terra ser altamente produtiva, a região sofria com a escassez de fontes de água, por isso a importância de instalar cisternas, não só para consumo humano mas para os canteiros de produção. “A região enfrenta a seca quase o ano todo e as famílias não tinham água suficiente nem para o consumo. Eles só tinham três banheiros comunitários, para mim foi uma emoção ver uma criança de 12 anos que nunca havia tomado banho de chuveiro correr para a ducha com roupa”, revela.

O acompanhamento do projeto possibilitou a melhoria na qualidade de alimentação das famílias que agora podem consumir aquilo que plantam. “Fizemos o que chamamos de quintal produtivo, com canteiros para produção de hortaliças e sistema de irrigação com caixa d´água, bomba elétrica e tela para produzir mudas. Agora com a sobra da produção algumas famílias promovem feiras na própria comunidade.”

As orientações de tecnologia também permitiram uma proximidade entre as pessoas, principalmente com o distanciamento imposto pela pandemia. As famílias agora se comunicam por telefone ou WhatsApp. Um exemplo desta conquista é de Fernando Avelar de Holanda e sua esposa Maria Aparecida Andrade. Eles trabalham na agricultura desde a infância e com o aprendizado do projeto adquiriam maior facilidade nas atividades. “Esse projeto trouxe melhoria para as condições das famílias daqui. Antes não tínhamos tanto conhecimento e agora conseguimos trabalhar com mais tranquilidade. A irrigação da terra, o material para trabalhar e a orientação dos técnicos foram importantes para trazer resultado do nosso trabalho”, destaca.

O gerente do Complexo Eólico Ventos do Piauí, Pedro Júnior destaca que para a Votorantim Energia é uma satisfação participar do empoderamento dessas famílias que têm a oportunidade de melhorar a cada dia a sua qualidade de vida. “O objetivo de levar o conhecimento para que eles possam ter ainda melhores resultados do seu trabalho está sendo alcançado pelo projeto. A ideia é gerar desenvolvimento sustentável e fazermos parte disso é um privilégio”, afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here