Início Notícias Secretaria de Saúde de Bodocó promove Campanha de Rastreamento da Hepatite C

Secretaria de Saúde de Bodocó promove Campanha de Rastreamento da Hepatite C

705

Foram administrados 230 testes rápidos para pessoas com idade a partir de 15 anos.

Da assessoria / Foto: reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde de Bodocó (PE),no Sertão do Araripe, realizou, na segunda-feira (23), a Campanha de Rastreamento da Hepatite C. O principal objetivo foi rastrear a infecção pelo vírus da hepatite C por meio de testes rápidos, promovendo o diagnóstico precoce, fator crucial para o sucesso da terapia, já que o vírus pode permanecer por mais de 20 anos no organismo sem manifestar-se.

Foram administrados 230 testes rápidos para pessoas com idade a partir de 15 anos. Além dos testes, a equipe de profissionais de saúde realizou atendimento para aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos, gel lubrificantes, folders e prestou informações sobre saúde à população.

A ação que aconteceu na Praça José Gomes de Sá, foi fruto da parceria entre a Vigilância em Saúde – Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

A Hepatite C é uma doença silenciosa e raramente sintomática, por isso, a importância de identifica-la na fase precoce, reforçar os alertas para a prevenção e detecção da doença. A doença é causada pelo vírus VHC, que leva à inflamação do fígado, e é transmitida principalmente por sangue contaminado. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a hepatite C é um dos maiores fatores de risco para cirrose e câncer de fígado. Recomenda-se às mulheres grávidas a realização do exame pré-natal, pois o vírus pode ser transmitido ao bebê.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here