Início Notícias Secretária de Infraestrutura acompanha Infraero em vistoria no Aeroporto de Serra Talhada

Secretária de Infraestrutura acompanha Infraero em vistoria no Aeroporto de Serra Talhada

1837
Foto: reprodução

Órgão federal atendeu solicitação de apoio do Governo do Estado para o desenvolvimento de aeródromos regionais

Com informações Comunicação Seinfra PE

Em agenda pelo Sertão de Pernambuco, a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, acompanha, nesta quarta-feira (24/7), a vistoria da equipe da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) ao Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada.  Os técnicos do órgão avaliarão os aspectos operacionais do terminal para receber voos comerciais. A visita da Infraero atende à solicitação do Governo de Pernambuco, que procurou o órgão federal para reforçar as ações estaduais para o desenvolvimento dos aeródromos regionais. O objetivo é garantir todas as condições para o início das operações regulares.

 O Aeroporto de Serra Talhada conta com a aprovação de um convênio junto à União, via Secretaria de Aviação Civil (SAC), no valor de R$ 20 milhões, formalizado pelo então secretário estadual de Transportes, o deputado federal Sebastião Oliveira. A intenção é obter o suporte da Infraero para a elaboração do projeto de requalificação da estrutura e que vai contemplar serviços de drenagem, terraplenagem e implantação de cerca patrimonial, por exemplo, além de apoio na execução das obras, gestão do equipamento e realização do plano de operação.

 Mais um passo importante para a liberação das operações de voo no aeródromo foi dado nesta terça-feira (23) com instalação de um pórtico detector de metais, entregue pelo Ministério da Infraestrutura, no aeroporto de Serra Talhada. A iniciativa é parte do Programa de Aviação Regional da Agência Nacional de Aviação Civil e visa dotar os aeroportos regionais com equipamentos de segurança que atendam aos requisitos contra atos de interferências ilícitas. Funcionários do aeródromo estão sendo habilitados para operar o equipamento.

“O tema é uma das prioridades da gestão e conta com a atuação  de equipe bastante empenhada para garantir a operação plena do terminal. O foco é fortalecer os aeroportos regionais e, dessa maneira, potencializar o desenvolvimento econômico das atividades já realizadas no Estado, bem como de outros serviços, a exemplo, das ações de segurança, saúde e educação”, explica Fernandha Batista.

Durante a agenda, a gestora também vai conferir o andamento das ações de manutenção na PE-365, que liga o município a Triunfo. A via está recebendo intervenções dentro do Programa Caminhos de Pernambuco, que prevê a reestruturação da malha viária estadual. As intervenções propostas foram resultado de análises técnicas, que indicaram o tipo de intervenção adequada para cada situação identificada nas estradas. No caso da PE-365, há a necessidade de um projeto de requalificação total da rodovia, que está em fase de elaboração pela Seinfra. Entretanto, até a execução das obras definitivas, estão sendo realizadas ações emergenciais com o intuito de garantir a segurança de quem trafega pelo local.

A programação da comitiva estadual segue até a próxima sexta-feira (26/7), com visitas aos municípios de Triunfo, Afogados da Ingazeira, Ingazeira e Sertânia, também no Sertão, onde serão vistoriadas outras ações de infraestrutura.

1 COMENTÁRIO

  1. O governador tem de ver que teve muito voto aqui na cidade. Esquecer por um momento que o prefeito é de um partido de oposição. Esse aeroporto já foi autorizado muito tempo atrás, inclusive saiu no diário oficial.Vale dizer tambem que alem da grande distância de 700 kms pra capital, tambem temos uma população regional de mais de 300 mil habs. Nada contra a cidade de Serra Talhada, que vem recebendo um grande aporte de investimentos por parte do governo, inclusive na área de SAUDE com a construção do hospital do sertão, sendo que lá já tem dois hospitais, sendo um regional.Nossa cidade não tem hospital estadual men municipal. Nossa população clama por esse aeroporto, seria uma grande obra do governo já que ate agora não fomos contemplados com obras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here