Início Notícias Saúde ocular: Quando a dificuldade para enxergar é sintoma e não doença

Saúde ocular: Quando a dificuldade para enxergar é sintoma e não doença

533
Foto: divulgação

O médico oftalmologista Dr. Francisco Eudes em sua participação no programa Araripina Urgente da Ràdio Arari FM nesta terça-feira (11), falou sobre quando a dificuldade para enxergar é sintoma e não doença.

Muitos não sabem, mas a avaliação ocular pode ser o ponto de partida para o diagnóstico de doenças graves, que não necessariamente têm origem nos olhos. É importante entender que inúmeras doenças sistêmicas provocam consequências na visão; em alguns casos a manifestação ocular é o primeiro indício perceptível de uma condição sistêmica ou crônica. Sendo assim, fica claro que o oftalmologista exerce papel fundamental no cuidado da saúde como um todo.

De mesmo modo, os especialistas que tratam de doenças não oftálmicas, mas que podem afetar a visão, têm a responsabilidade de orientar essas pessoas sobre a importância de procurar um oftalmologista.

Entre os exemplos de problemas sistêmicos que podem comprometer a visão estão doenças como esclerose múltipla, sífilis, artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico e tuberculose. Ouça:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here