Início Notícias SAS Brasil oferece capacitação para profissionais de saúde de Araripina atuarem em...

SAS Brasil oferece capacitação para profissionais de saúde de Araripina atuarem em leitos de UTI Covid

599

Treinamento acontecerá no dia 18 de agosto e formará até 50 profissionais entre médicos, fisioterapeutas, socorristas e técnicos de enfermagem

Em agosto, a Operação Capacita, força-tarefa criada pela startup social SAS Brasil para a capacitação gratuita em terapia intensiva com foco em atendimento de pacientes graves com Covid-19, será realizada em Araripina. O curso é voltado para médicos, enfermeiros, socorristas, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem da cidade e região. As inscrições já estão abertas pelo link: bit.ly/capacita-araripina

A capacitação acontece em duas etapas. A primeira é o curso online, com vagas ilimitadas, e aulas disponibilizadas na plataforma online de educação da SAS Brasil. A segunda é o treinamento prático e presencial, limitada aos primeiros 50 profissionais que concluírem a etapa online até o dia 3 de agosto.

Os profissionais da saúde interessados na capacitação deverão se inscrever até o dia 5 de agosto. A partir do dia 6 de agosto, todos os inscritos receberão o acesso à plataforma para assistirem as aulas online, e terão até o dia 13 de agosto para completar essa etapa para estarem aptos para a etapa presencial. Entre os dias 10 e 17 de agosto, os primeiros 50 profissionais que concluírem a etapa online poderão agendar sua participação para a etapa presencial.

Na fase presencial, serão dois níveis de formação: o treinamento de suporte de vida básico e o treinamento de suporte avançado com foco em Covid. No nível básico, os participantes aprenderão sobre a abordagem sistematizada do paciente com Covid, EPIS e princípios e manejo básico de via aérea e ventilação mecânica. No avançado, os profissionais da saúde aprendem protocolos Covid e realizam na prática as técnicas de manejo de pacientes em casos graves e intubação em manequins.

Desenvolvido em meio ao colapso dos sistemas de saúde e o esgotamento dos profissionais que trabalham na linha de frente da pandemia, o curso é itinerante. A etapa presencial ocorre na Unidade Móvel de Saúde da SAS Brasil, carretas totalmente adaptadas com equipamentos de ponta para realização de atendimentos de saúde e treinamentos. Em junho, 200 pessoas foram formadas pela Operação Capacita na cidade de João Câmara, no Rio Grande do Norte.

Essa edição da Operação Capacita tem o patrocínio da Roche, São Leopoldo Mandic, Mercedes-Benz e 3B e acontecerá durante as ações da organização junto ao Rally dos Sertões. A SAS Brasil atua na região desde 2020, levando atendimento em saúde especializada de maneira presencial e remota para a população carente.

Sobre a SAS Brasil

Mais que uma instituição de saúde do terceiro setor, a SAS Brasil é uma startup social que tem como missão conectar pessoas, inovação e propósito para promover soluções de acesso à saúde especializada no Brasil. Desde 2013, atua de forma itinerante em cidades carentes de acesso a médicos especialistas, resolvendo os problemas de saúde de ponta a ponta, da prevenção ao diagnóstico e tratamento. A partir de 2020, a SAS Brasil passou a atuar nos formatos presencial e remoto (com a liberação da telessaúde). Com isso, já são mais de 120 mil pessoas beneficiadas em mais de 200 cidades de 21 estados brasileiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here