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São João movimentou economia do interior de Pernambuco

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Festa tradicional do Nordeste foi essencial para Agreste e Sertão, que sofrem com seca e crise

Da editoria de Economia do JC / Foto: reprodução

Diante de um período difícil que soma crise econômica e seca, o São João teve uma importância ainda maior do que manda a tradição do Agreste e Sertão de Pernambuco. Na maioria dos polos de festejos, a programação foi desde o início de junho até o fim de semana passado. Referência nacional da festa, Caruaru, no Agreste, investiu em uma pesquisa de satisfação que revelou que 93% dos turistas pretendiam retornar à celebração. Já Petrolina, no Sertão, afirma ter gerado mais de oito mil empregos diretos e indiretos no período.

Sozinha, Petrolina movimentou R$ 200 milhões com a realização do evento, que este ano atraiu 820 mil pessoas ao Pátio de Eventos durante 40 dias de festa, sendo que 26% delas vieram de outras 70 cidades. Pernambuco foi o destino emissor principal. “Precisamos aumentar ainda mais os serviços e a estrutura para atender com qualidade nossos moradores e os turistas que virão conhecer não apenas a festa, mas todos os atrativos que Petrolina oferece”, afirmou o prefeito Miguel Coelho (PSB), destacando que pretende aumentar a visibilidade nacional do São João em 2018.

Nos três principais destinos juninos do Estado, Caruaru, Petrolina e Arcoverde, o período de festas rendeu uma ocupação hoteleira próxima aos 100%. “Recebemos muitas pessoas de cidades próximas, que vieram para passar o dia e aproveitar a festa, e outras famílias de lugares mais distantes. A cidade recebeu muita gente”, garante o secretário de Turismo de Arcoverde, Alberico Pacheco. O balanço realizado pela prefeitura municipal aponta um aumento de 20% no volume de público que compareceu aos shows em comparação ao ano passado e uma movimentação de R$ 30 milhões no período.

PESQUISA

Já Caruaru, considerada a Capital do Forró e um dos festejos mais tradicionais do Brasil, divulgou os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada na temporada. Além da satisfação dos turistas, os dados mostram a aprovação da população da cidade (82%). “Valorizamos os cachês, que aumentaram cerca de 25%, e cuidamos de melhorar o palco e som onde os artistas se apresentaram”, afirma a prefeita Raquel Lyra (PSDB).

A Prefeitura de Caruaru afirma que das 409 contratações artísticas realizadas para a festa deste ano, 73% foram profissionais de Caruaru e, ainda referente ao total, 68% dos contratos foram fechados através de editais. A Associação dos Forrozeiros e Trios Pé de Serra da cidade, que reúne dezenas de artistas locais, por exemplo, foi o principal contratado, pelo valor de R$ 180 milhões.

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