Início Notícias Reservatório de Sobradinho poderá chegar ao volume morto em novembro e flutuantes...

Reservatório de Sobradinho poderá chegar ao volume morto em novembro e flutuantes deverão ser acionados

749

O acionamento será para manter o envio de água na produção irrigada do Vale do São Francisco.

Blog do Britto / Foto: reprodução

Durante entrevista ao programa Opinião (Rádio Grande Rio AM), na manhã desta segunda-feira, 22, o superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba em Petrolina, Aurivalter Cordeiro. afirmou que pela primeira vez será acionado o sistema flutuante de bombeamento implantado pela Companhia no final de 2015 para manter o envio de água na produção irrigada do Vale do São Francisco.

“Vamos ter que acionar as bombas este ano, pois de acordo com as últimas previsões, o reservatório de Sobradinho/BA, chegará ao volume morto no mês de novembro”, revelou o superintendente. A fala de Aurivalter foi reforçada pelo gerente de irrigação da Codevasf em Petrolina, José Costa.

“O nível chegará muito baixo neste período e teremos que acionar o sistema de bombeamento. Será a primeira vez que faremos esse procedimento para que a água continue a chegar no reservatório central do perímetro Nilo Coelho que abastece os sistemas de irrigação na região”, completou Costa.

Conforme os entrevistados, devido à estiagem, o reservatório tem soltado em média 600 metros cúbicos de água, mas recebido apenas 400 metros cúbicos, fazendo com que o volume útil do reservatório fique cada dia mais dependente de precipitações de chuvas na nascente do Rio São Francisco.

A situação realmente tem sido essa e teremos que usar o volume morto com a continuidade da estiagem e assim manter os perímetros irrigados operando por meio do sistema flutuante”, concluiu Aurivalter  Cordeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here