Início Notícias Reeleição de Uchoa ainda gera confusão na Alepe

Reeleição de Uchoa ainda gera confusão na Alepe

601
alt

alt

Uchoa foi cercado no plenário após informação de que Rodrigo Novaes entrou  na Justiça contra ele

JC On Line

A seção da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) adiou, por tempo indeterminado, depois de marcar por quatro vezes, a prometida Ação de Inconstitucionalidade junto ao TJPE pedindo a anulação da eleição que reconduziu Guilherme Uchoa (PDT) ao quinto mandato sucessivo na presidência da Assembleia Legislativa. O argumento, agora, é que alguns dos autores da ação estão fora do Estado e não assinaram a peça. A Ordem argui que a reeleição de Uchoa feriu a Constituição Estadual. 

Enquanto os deputados aguardam a ação da OAB, nesta quarta (11), no plenário, uma informação, ao final da sessão, gerou um clima de surpresa e expectativa entre os parlamentares. Após declarar encerrados os trabalhos, Uchoa foi cercado no plenário, quando confirmou a notícia de bastidor: o deputado Rodrigo Novaes (PSD), adversário no pleito e seu maior opositor, havia entrado com uma ação judicial pedindo a nulidade da eleição da mesa diretora.

À noite, por telefone, Novaes negou que tivesse tomado a iniciativa. “Não entrei porque a OAB é que vai ajuizar, na sexta-feira após o Carnaval”, garantiu. Mas a notícia da tarde já havia corrido a Casa e gerado suspense, porque Novaes não compareceu à sessão e não estava no gabinete. “Rodrigo entrou com uma ação contra Uchoa, que está saindo agora para resolver a questão”, revelou André Ferreira (PMDB), ao ser informado no cerco a Uchoa.

O sumiço do deputado fez correr a versão de que o opositor da reeleição tinha sim ingressado na Justiça. “De fato, Rodrigo Novaes entrou com a ação pedindo a nulidade da eleição, arguindo a inconstitucionalidade da candidatura de Uchoa”, confirmou com convicção um deputado eleitor de Uchoa, pedindo anonimato. “É a mesma linha da OAB, que pode dizer agora que sua ação perdeu o sentido por já ter uma com o mesmo objeto”, avaliou. 

O deputado Rodrigo Novaes, entretanto, assegurou que não ajuizou a eleição da mesa e afirmou que não foi ao plenário por estar em visitas a secretarias do governo. “Nem pretendo tomar a medida. A OAB é representativa da sociedade e tem a qualificação para arguir a inconstitucionalidade. Eu cumpri o meu papel político na Casa”, resumiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here