Início Notícias Reaja rápido, governador!

Reaja rápido, governador!

639

*Por Magno Martins

Até o fechamento desta coluna, que escrevo e programo para entrar à meia noite no blog, não vi uma só manifestação do Governo do Estado em relação às manifestações de rua que estão sendo anunciadas no Recife e em várias cidades do Interior entre hoje e segunda-feira. Petrolina, por exemplo, tem chamada nas redes sociais para uma carreata hoje em torno da orla do Rio São Francisco. Soube que há convocações também para Arcoverde.

No Recife, também carreata, está prevista para às 10 horas, concentrada no Marco Zero, no bairro velho da cidade. Todas elas têm uma só finalidade: pedir a revogação do decreto do governador que proíbe a aglomeração acima de dez pessoas, restabelecendo imediatamente as atividades econômicas no Estado, paralisadas em função das medidas de prevenção para o avanço do Covid-19, transmissor do vírus que está dizimando milhares de pessoas no mundo inteiro.

Diante do silêncio do Governo, o Ministério Público alertou, em nota, que as manifestações vão contra as determinações impostas pela lei assinada pelo governador. O MP foi mais além e disse que baixou uma recomendação para que a Polícia apreenda os carros que, porventura, participem do ato. Segundo Francisco Dirceu Barros, procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, toda decisão será baseada em laudos técnicos e em consonância com o que determina a lei.

“Essa convocação nos deixa muito triste, o MPPE não vai entrar em debate ideológico político, somos técnicos jurídicos, não temos capacidade de fazer uma análise econômica e de saúde. Mas estamos lastreados em laudos técnicos e temos que seguir a lei. Existe um decreto que proíbe a aglomeração de mais de dez pessoas, inclusive uma orientação do Ministério da Saúde e também de órgãos internacionais da saúde”, disse.

O MP reagiu de imediato e está fazendo a sua parte. Mas, cadê a palavra ameaçadora do governador aos que querem ferir à sua lei? Não fala nada? O Estado não pode ser desmoralizado por setores que acham que a economia é mais importante do que salvar vidas. Aja, governador! Mostre que tem pulso e que quem manda no Estado, até segunda ordem, é o senhor!

*Jornalista

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here